Tiradentes

CIDADE HISTÓRICA, ALT 927 m, POP 7.886 hab, BELO HORIZONTE 192 km

ATRAÇÕES:

O gramado em frente à igreja de São Francisco de Paula é o mirante mais clássico da cidade, de onde se tem uma bela vista do Centro.
Reserva florestal localizada atrás do Chafariz de São José, com muitos exemplares da flora e fauna regionais. Possui uma trilha de 1km ladeada de mata nativa e um aqueduto, construído de pedras e lajes que abasteceu a cidade de água na época da escravidão e ainda funciona como antigamente. Não há nenhuma infra-estrutura, mas a visita é livre.

R. Francisco Cândido Barbosa, 1.
Belo casarão setecentista, possui na parte da frente uma ampla varanda com arcada de 6 pilastras e gradil de ferro. Acima do arco central, há uma tarja envolta em rocalhas, e no centro, o desenho de um brasão. No porão, funcionou provisoriamente uma cadeia.

Rua da Câmara, s/n.
Típica casa do século XVIII, guarda num de seus cômodos uma pintura no forro alusiva aos 5 sentidos. Infelizmente esta pintura não está em bom estado de conservação. A casa funciona atualmente como loja de produtos artesanais.

Rua Padre Toledo, 114.
Sua fachada é trabalhada com motivos decorativos em pedra, como o brasão da Coroa Portuguesa. Possui 3 carrancas decorando as bicas. Situa-se junto ao Bosque da Mãe d’Água, onde fica a nascente que o abastece. A água chega até suas bicas através de um antigo aqueduto de pedra.
Percorre o trajeto até São João Del Rei (16km, 30min) a bordo da velha Maria Fumaça datada de 1881, uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76cm. Destaque para a rotunda junto a estação, onde se faz manualmente a manobra de retorno da máquina.

Horário: Sexta e sábado 13h e 17h, domingo 11h e 14h.
Construção de pedras do final do século XVIII, composta por 2 arcos romanos sobre o ribeirão de Santo Antônio. Faz a ligação entre o Largo das Mercês e a Praça das Forras.