Constitución

ALT 75 m, POB 46.068 hab, TALCA 111 km

ATRAÇÃO:

É um conjunto de formações rochosas declaradas monumento nacional na categoria Santuário Natural. São um espaço natural característico da costa da comuna, compreendendo a orla costeira da cidade, desde a Playa de Los Gringos até à foz do rio Maule. Possui uma área de 108,4ha e é composta por 2 setores de conjuntos rochosos de configuração singular. Em uma área estão a Piedra de las Ventanas e a Piedra del León. Na outra, a Piedra del Elefante, de la Iglesia e las Termópilas. Ambas as superfícies fazem parte de um litoral trespassado e fragmentado pela ação incessante do oceano, onde estas grandes formações rochosas testemunham uma antiga falésia costeira hoje dividida pelo mar. Essas rochas possuem grande valor para a fauna local, pois constituem um lugar de nidificação de diversas espécies de gaivotas, gansos, corvos-marinhos e pelicanos. Além disso, essas rochas têm sido uma fonte de inspiração para várias lendas locais sobre piratas e naufrágios.

Arco de los Enamorados

Imponente formação rochosa com uma enorme fenda. Diz a lenda que o casal que a cruza de mãos dadas e se beija sob o arco vai selar seu vínculo por toda a eternidade.

Los Calabocillos

Dentre seus atrativos estão um morro de areia, que é um desafio para quem pretende subir, assim como as rochas, que ligam as praias de Calabocillos e Potrerillos por um túnel. Este túnel é muito baixo, sendo necessário atravessá-lo agachado e não em linha reta, é preciso esperar a maré baixa para entrar nele. Nessa praia está uma das Rocas de Constitución, formações rochosas altas que chamam a atenção.

Piedra de la Iglesia

Destaca-se por sua grande altura e beleza. É uma enorme rocha abobadada com uma altura aproximada de 50m, na qual a ação erosiva do mar esculpiu cavernas em seu interior, que podem ser visitadas quando a maré está baixa. Na Playa de Constitución ergue-se essa gigantesca massa rochosa de cerca de 200m de comprimento, sendo um ícone da cidade.

Piedra de las Termópilas ★★★

Assim batizadas pelos famosos banhos termais que existiam em frente à Playa Vega Los Patos. Estas rochas são as que dividem essa praia com a Playa de Los Gringos. Uma delas divide a rua em duas, tornando-se um detalhe particular da Avenida Costanera.