Pamplona

ALT 2.342 m, POB 59.422 hab, CÚCUTA 74 km

A cidade é um entroncamento estratégico do leste colombiano, pois a partir dela, nos tempos coloniais, se iniciaram as expedições que colonizaram os departamentos de Arauca, Norte de Santander e Santander. Atualmente, por se tratar de um importante centro estudantil, a hotelaria e o turismo são suas principais atividades econômicas.

ATRAÇÕES:

Está localizado nas instalações do Batalhão de Infantaria nº 13 "General Custodio García Rovira". Expõe objetos militares e fotos de diferentes acontecimentos da vida do batalhão em relação à cidade, seus personagens e as visitas de alguns presidentes da República à instituição.

Calle 5, #4-19.
Monumento nacional em memória ao General José Antonio Anzoátegui, destaca a vida deste herói na campanha de libertação e seu papel na batalha de 7 de agosto de 1819. A casa em várias ocasiões, foi abrigo do General em sua passagem pela cidade. Expõe material artístico didático sobre acontecimentos importantes na formação da história colombiana. Também conserva o registro notarial da vida colonial e republicana da cidade entre os anos 1534 a 1990.

Carrera 6, #8-43
Horário: Segunda a sexta 8h/12h e 14h/17h30, sábado 9h/17h.
Reúne um acervo paleontológico, arqueológico, histórico e etnográfico da região. Está localizado numa casa do final do século XVIII, que ainda preserva muito de sua estrutura original, como o corredor de acesso e o piso de tijolos feito com barro da região.

Calle 6, #2-56
Horário: Segunda a sexta, 8h/12h e 14h/18h.