Villa Traful

ALT 818 m, POB 417 hab, NEUQUÉN 393 km

ATRAÇÕES:

Com aproximadamente 30m de altura, despenca sobre um manto de rochas basálticas. Um mirante permite avistar, além da cascata, parte da silhueta do lago, suas baías e montanhas. Acesso a partir do local chamado Pampa de los Alamos, trilha bem sinalizada entre um bosque de coihues (fácil, 500m) até a cachoeira. A descida ocorre por outro caminho que, depois de atravessar florestas e pontes de troncos, retorna ao ponto de partida. Fica a 3,5km da cidade.
Queda com 10m de altura e 40m de largura sobre um poço pouco profundo de águas cor esmeralda, formando uma praia natural de 70m de largura e cerca de 200m de comprimento, cercada de muito verde. Depois, há mais 4 saltos, alcançados por um caminho de maior inclinação, necessitando bastante cuidado para chegar até eles. A trilha acompanha a margem do rio por uma floresta fechada de ñires e caña colihue (moderada, 2h ida e volta). Acesso pela Ruta Provincial 65 e Ruta Nacional 40, a 39km da cidade.
O passeio começa em frente ao centro cívico, junto à via de entrada da localidade, e se estendendo por ambos lados do píer principal, em frente ao lago.
Famoso mirante a 102m de altura, que oferece uma visão completa do Lago Traful e do vale. Acesso por uma escadaria de madeira de 50 degraus. Fica a 5km da cidade.
Situado na confluência dos rios Traful e Limay, a caminho de Villa La Angostura, se destaca pela formação rochosa de origem vulcânica, modelada ao longo de milhares de anos pela erosão fluvial e pela ação dos ventos, revelando curiosas formas.

Acesso pela Ruta Nacional 237, a 34km da cidade.

El Dedo de Dios

Imponente rocha cilíndrica que se destaca na paisagem por sua altura, lembrando um dedo indicador gigante que surge do topo da montanha e avança para o céu, como se quisesse alcançá-lo.