Valledupar

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 168 m, POB 490.075 hab, BOGOTÁ 867 km

Também chamada de “Ciudad de los Santos Reyes del Valle de Upar“, está localizada no nordeste da costa atlântica colombiana, às margens do rio Guatapurí, no vale do rio Cesar formado pela Sierra Nevada de Santa Marta a oeste e pela cordilheira de Perijá a leste. É um importante polo de produção agrícola, agroindustrial e pecuária da região entre o norte do departamento. É também um dos principais epicentros musicais, culturais e folclóricos do país por ser o berço do vallenato, o gênero musical mais popular do país e atualmente um símbolo da música colombiana.

ATRAÇÕES:

Situado no sopé da Sierra Nevada de Santa Marta, é um lugar mágico onde corre o rio Badillo com suas águas passando entre as imensas rochas que adornam a piscina natural formada no local. As gigantescas rochas brancas são entrecortadas pelas águas calmas e frias do rio e são enfeitadas por pequenas cascatas que se formam em meio as rochas. Fica a 42km do centro.
Reúne uma interessante e variada coleção de instrumentos que pertencem à família dos aerófonos, com a história da fábrica que o projetou e do músico que o utilizou. Um passeio pelo museu permite conhecer a história do primeiro acordeon patenteado pelo austríaco Cyril Demian (1829), do instrumento chinês com o princípio sonoro do acordeon (Sheng) e da coleção de harmônicas doadas pela Hohner, fabricante alemã.

Carrera 17, #9A-18 - San Joaquin
Horário: Segunda a sábado 10h/11h e 15h/16h, domingo 10h/11h. COP$20000.