Tilcara

ALT 2.465 m, POB 6.249 hab, SAN SALVADOR DE JUJUY 84 km

Como outras cidades do norte, não tem data de fundação. Toda a Quebrada de Humahuaca foi povoada por assentamentos indígenas, desde os tempos pré-incaicos. Seu traçado urbano e vários de seus edifícios datam da época colonial. A cidade é atualmente visitada por turistas e há uma florescente indústria hoteleira.

ATRAÇÕES:

Cânion formado por imponentes paredes rochosas que se elevam ao céu, canalizando o rio Huasamayo. As marcas do vento mostram um passado tempestuoso que pode ser apreciado da passarela que percorre as bordas do cânion, junto a um canal por onde corre a água. Vários mirantes oferecem belas vistas do local. Uma pequena trilha de 600m de extensão leva até uma cascata natural de 18m de altura no fundo do cânion. Está localizada a 6km da cidade. AR$300.
É um sítio arqueológico formado por numerosas construções erguidas pelos indígenas tilcaras, uma variação dos omaguacas, num ponto estratégico da Quebrada de Humahuaca. Pucará é o nome dado a todas as fortalezas dos povos andinos. Se encontra sobre um morro, a 80m de altura, junto à confluência dos rios Huasamayo e Grande. É uma das mais importantes e conhecidas fortalezas das antigas populações pré-hispânicas da região de Humahuaca. Possui uma superfície de 8ha de extensão e data do século XVI. Acesso pela via Al Pucará, cruzando a antiga Ponte Ferroviária, a 2km do centro.

Jardín Botánico de Altura ★★

Inaugurado em 1970, está localizado dentro do Pucará de Tilcara, a 2.580m de altitude, com uma extensão de aproximadamente 3ha. Nele podem ser vistas espécies nativas da Quebrada e da Puna. Divida as diferentes espécies de vegetação em várias seções, como ervas de altitude, cactos, plantas medicinais, plantas alimentícias, árvores e arbustos, vegetação de pântano, entre outras.
%d