San Sebastián de Mariquita

ALT 495 m, POB 33.329 hab, IBAGUÉ 120 km

ATRAÇÕES:

Também chamada de Casa de la Embajada, antiga casa colonial reformada em 1983 para comemorar o Bicentenário da Real Expedição Botânica. Hoje é um centro cultural que desenvolve atividades em torno da preservação do meio ambiente e dos cuidados com a natureza. Em seu jardim é possível observar algumas das espécies identificadas no legado cultural, histórico e científico de Sabio Mutis, como a canela, o guaco, a cinchona e o ficus, algumas destas espécies com 450 anos.

Calle 3 (entre Carreras 3 e 4)
Horário: Terça a domingo, 8h/17h.
Construção que remonta ao período colonial com seus túneis e salas secretas. Local onde se fundia o ouro da região para transformá-lo em lingotes e levá-lo para a Espanha. Seus corredores, que se comunicam com o Convento de de San Francisco, foram recentemente descobertos quando iniciaram-se as obras de restauração.

Carrera 5.
Local famoso por suas águas frescas e cristalinas e pela imponente paisagem que ali se forma. Suas águas descem do topo da cordilheira central até atingir essa região, onde o terreno montanhoso se choca com uma planície, passando por cerca de 20 cachoeiras, formando as conhecidas cataratas do rio Medina. O rio desce na última cachoeira para formar uma piscina natural gigante de águas frias e cristalinas. Estrada para La Victoria (Caldas), 7km.