CIDADE HISTÓRICA, ALT 702 m, POP 129.372 hab, BELO HORIZONTE 13 km
ATRAÇÕES:
Construção do século XVIII tombada pelo IPHAN, foi residência do padre Antônio Correia da Silva. A porta principal possui ombreira em linhas curvas e a portada se abre em rocalhas. Esses elementos pintados em azul é que a tornaram conhecida como a “Casa Azul”. Atualmente, é sede do INSS. Rua D. Pedro II, 215 - Centro.
Casarão colonial da primeira metade do século XVIII, popularmente conhecido como casa do bandeirante Borba Gato. Porém, não existe nenhuma documentação confirmando o fato. Abriga o Centro de Memória do Museu do Ouro, com documentos históricos dos séculos XVIII e XIX. Rua Borba Gato, 71 - Centro.
É o mais famoso chafariz da cidade, construído em 1757. A água límpida que o abastece vem de uma nascente do Morro de São Francisco. Rua do Caquende esquina c/Rua São Pedro - Centro.
Decorado com ornatos em pedra-sabão, foi construído em 1752. É considerado o mais belo chafariz da cidade. Praça Melo Viana.
O prédio de 1713 é um autêntico exemplar da arquitetura colonial brasileira do século XVIII. Foi a Antiga Casa de Intendência e Fundição. Possui exposição permanente de peças do mobiliário e arte sacra no pavimento superior, que serviu de residência para o Intendente. O térreo é calçado com pedras redondas e guarda peças relacionadas à extração, processo de fundição, cunhagem e controle do ouro. Rua da Intendência - Centro Horário: Terça a sexta 10h/17h, sábado e domingo 12h/17h. R$2.
Inaugurado em 1819, é considerado o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Possui três andares com 47 camarotes e toda a estrutura e parte decorativa são em madeira. O palco e a plateia apresentam dimensões semelhantes, uma característica dos teatros barrocos italianos. Rua D. Pedro II - Centro