Castro

CIDADE HISTÓRICA, ALT 988 m, POP 71.151 hab, CURITIBA 157 km

Fundada por tropeiros com traços de colonização holandesa, a cidade conserva casarões seculares e museus, retratando um importante capítulo da fundação do estado do Paraná. Atualmente, ocupa a liderança entre os municípios que mais produzem leite no país.

ATRAÇÕES:

Retrata o modo de vida e os costumes das mulheres do século XIX, com uma perfeita ambientação de uma antiga casa-grande. Acervo com móveis, vestuário, talheres, fotos antigas, entre outros objetos. Para entrar é preciso vestir pantufas de pano para preservar o chão do local.

Praça Sant’Ana do Iapó, 6. Centro
Horário: Terça a domingo, 9h/17h.
Composto pelo Moinho “De Immigrant”, construído em comemoração ao cinquentenário da imigração holandesa na região; e pelo Museu Histórico, réplica de uma casa de fazenda típica da região norte da Holanda. Situa-se no distrito de Castrolanda, a 6km.

Horário: Quinta a domingo, 13h/18h.
Uma fenda natural formando um corredor com aproximadamente 1km de extensão e 1,2m de largura entre paredões rochosos, que em alguns pontos atingem 70m de altura. Acesso por trilha leve de 100m. Localizada a 36km da cidade, na divisa com o município de Tibagi.
Seu acervo é dedicado a figura do tropeiro e reúne mais de 1.400 peças, desde o vestuário típico e apetrechos até a cangalha e instrumentos de trabalho, além de mapas, documentos, móveis e objetos da época.

Praça Sant’Ana do Iapó, 11. Centro
Horário: Segunda a sexta 8h30/12h e 13h/17h, sábado e domingo, 9h/13h. Gratuito.
Belíssima queda de 60m de altura, formando uma piscina natural rasa. Está situado no limite com o município de Tibagi. Acesso fácil por uma trilha de 300m na mata. Fica a 35km da cidade.