CIDADE HISTÓRICA, ALT 898 m, POP 90.225 hab, BELO HORIZONTE 188 km
Cidade natal do ex-presidente que não chegou a tomar posse, Tancredo Neves, está situada em uma região predominantemente montanhosa. É a maior cidade setecentista do estado, e dentre as cidades históricas mineiras, foi uma das que mais se desenvolveu economicamente. Embora predomine o estilo barroco e outras marcas do seu passado colonial, a cidade tem um lado contemporâneo em pleno desenvolvimento, com trânsito intenso e comércio movimentado. Guarda a curiosa tradição de comunicar solenidades, celebrações e avisos por meio do toque dos sinos.
ATRAÇÕES:
Construído em 1834, é o último remanescente de chafariz público em pedra-sabão na cidade. Anteriormente, era conhecido como "Chafariz dos Arcos", porque as águas que o abasteciam vinham sobre arcadas de tijolos e pedras. Tem ao centro dois peixes ladeados por quatro carrancas e acima, o símbolo do império brasileiro. Praça dos Expedicionários, s/n - Centro.
Localizado num casarão do final do século XVIII, é composto por 9 salas de exposição permanente, uma sala de amostras temporárias e um auditório. As salas fixas retratam a vida do Ex-presidente da República desde a infância até sua morte em 1985. Rua Padre José Maria Xavier, 7 - Centro Horário: Segunda a domingo, 8h/18h. Gratuito.
Possui um acervo com documentos, fotografias, sinos, equipamentos e outros objetos. Uma das peças de destaque é a primeira locomotiva da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Avenida Hermilio Alves, 366 - Centro Horário: Segunda a domingo, 8h/18h. Gratuito.
Instalado em uma das mais imponentes casas da cidade, datada de 1859, está distribuído em 3 pavimentos com um acervo composto por mobiliário, instrumentos de mineração, pinturas, utensílios domésticos e de trabalho, além de documentos dos séculos XVIII e XIX. Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro Horário: Terça a sexta, 10h30/17h30. Gratuito.
Localizada sobre o córrego do Lenheiro, foi a primeira ponte de pedra da cidade, construída em estilo romano no ano de 1789.
Construída em 1800 sobre o córrego do Lenheiro, liga a rua Padre José Maria Xavier à rua General Osório. Como todas as pontes mineiras do século XVIII, traz no parapeito uma cruz para proteger de assombrações aos transeuntes que cruzavam o rio durante a noite.
Local de singular beleza natural com uma pequena cachoeira de águas cristalinas. Possui área de lazer e um restaurante de comida mineira. Rodovia Miguel Batista BR-265 Km 58 - Zona Rural Horário: Segunda a domingo, 9h/18h.
Construído no século XIX, o sobrado pertence à família de Tancredo Neves e por muito tempo foi residência do ex-presidente. Apesar de não ser aberto à visitação turística, é um dos cartões-postais da cidade. Rua Getúlio Vargas, 88 - Centro.