Molina

ALT 243 m, POB 45.976 hab, TALCA 51 km

ATRAÇÃO:

É uma área natural protegida criada em 1981 com cerca de 4.000ha declarados parque nacional. É dominado pela estepe altoandina do Maule e o bosque caducifólio, formado por espécies nativas chilenas como carvalho, raulí, ñirre e hualo, sendo possível apreciar também radal, coigüe, avelã, cipreste da serra, olivillo, louro, entre outros. Quanto à fauna, destacam-se o pudú, um pequeno cervo sul-americano, e o colo-colo, espécie de felino endêmico do Chile. Entre as mais de 20 espécies de aves existentes na área estão o papagaio tricahue (em perigo de extinção), torcaza, cachaña, falcão peregrino, condor dos Andes, águia, gavião-peneira, aguilucho, pica-pau preto, pato-das-torrentes, fio- fio e corujas como o tucúquere. Possui uma série de mirantes e trilhas habilitadas, com diferentes comprimentos e níveis de dificuldade que permitem apreciar ambientes com uma diversidade de paisagens e vegetação. O atrativo de maior valor paisagístico é o rio Claro. Sua base rochosa de basalto de origem vulcânica, foi moldada pela água ao longo dos séculos, formando uma série de cascatas e piscinas, rodeadas de vegetação. É precisamente um conjunto de 7 piscinas que dá o nome ao parque, as chamadas Siete Tazas; Em seguida, estão o Salto La Leona e o Salto Velo de la Novia. Suas trilhas mais atrativas são Sendero del Salto La Leona (1.200m, 2h), que mostra a natureza espetacular das Siete Tazas e depois chega a uma das grandes cachoeiras; e o Sendero Universal (300m) que permite a cadeirantes, através de uma plataforma de madeira, alcançar um excelente mirante para as Siete Tazas. Este tem como anexo serviços de higiene adequados para uso universal. Seu principal acesso é a estrada que liga Molina com o setor denominado Parque Inglés, uma estrada asfaltada durante os primeiros 25km, o resto é quase inteiramente de cascalho e permite o acesso durante todo o ano. Os últimos 9km, já no interior da área, apresenta um certo grau de dificuldade durante o inverno, devido a nevascas. Fica a 50km da cidade.

Horário: Terça a domingo, 9h/17h30 (máximo 200 pessoas). CLP$6200.

Cascada de las Siete Tazas

É constituída pelas 7 quedas e respectivas "taças" que o rio Claro formou ao longo de milhares de anos na rocha basáltica dura. A 3km do setor de camping e cabanas, está a trilha para percorrer os mirantes. O percurso é de aproximadamente 1,5km.

Salto de La Leona

É uma grande cachoeira de 25m de altura, onde se pode descer até o leito do rio, que forma uma piscina natural com uma pequena prainha. Dizem que seu nome se deve ao fato de que desde longe se ouve um rugido, que se produz graças à força da água.

Salto Velo de la Novia ★★★

Uma das maiores maravilhas que esta área possui, trata-se de uma cascata de 50m de altura que pode ser avistada do mirante que se encontra em um dos lados do caminho, devidamente sinalizado. Existem 2 mirantes principais de onde se podem tirar as fotos clássicas desse cartão postal. O acesso é totalmente gratuito, um merecido e restaurador descanso para logo continuar seguindo até as Siete Tazas.