Bahía Solano

ALT 5 m, POB 9.327 hab, QUIBDÓ 102 km

ATRAÇÕES:

  • Avistamiento de Ballenas Jorobadas
Como de costume há décadas, em meados de julho a outubro, o mar do Pacífico colombiano é visitado por 1.500 a 2.000 baleias jubarte, vindas do hemisfério sul. O avistamento de baleias é uma das maiores atrações do município, já que é um verdadeiro espetáculo natural. Baleias jubarte podem atingir 16m de comprimento e chegam a pesar 36t, por isso é preciso cuidado ao navegar junto delas, sempre utilizando colete salva-vidas, roupas à prova d'água e protetor para a câmera. É possível fotografá-las com um drone e até mesmo ouvi-las por meio de um hidrofone, equipamentos que já estão sendo usados nesses passeios. O melhor mês para avistá-las com mais facilidade é agosto. Os passeios de barco costumam sair de qualquer lugar, principalmente do centro e da localidade de El Valle.
Queda d'água de aproximadamente 36m de altura, com águas cristalinas num cenário natural que fornece a água doce vinda direto da selva. Enquanto na praia, o mar é o cenário para desfrutar de um almoço em meio a uma paisagem incomparável. Acesso por uma trilha de 15min de caminhada em meio à mata, onde é possível apreciar borboletas de cores fascinantes, sapos exóticos e aves. A praia de Nabugá fica a 45min de barco de Bahía Solano.
  • Cascada El Tigre
Cascata de águas cristalinas com uma pequena piscina natural no final dela onde se pode nadar. Fica próxima à localidade de El Valle, com acesso a pé ou por barco. É recomendável acompanhamento de um guia local para visitá-la, para entrar com mais segurança na selva.
  • playas

El Almejal ★★

É uma praia com quase 2km de extensão, com ondas perfeitas para a prática do surf. Por isso, nos últimos anos tem sido reconhecida mundialmente como um dos melhores locais para a prática desse esporte. Alguns estabelecimentos alugam pranchas por hora e têm o serviço de aulas de surf.

Huina ★★

É uma das praias mais bonitas e tranquilas da região, com mar calmo e ondas pequenas. Ali, o máximo que o turista poderá encontrar são algumas bicicletas, pois não existem ruas, mas somente caminhos de areia compactada trilhados por seus habitantes. Há alguns anos, a Marinha Nacional afundou um de seus barcos nesta praia com o objetivo de gerar um ecossistema para inúmeras espécies, que se tornaram um importante atrativo para mergulhadores de todo o mundo. É também o local ideal para a prática de snorkel, uma vez que nos extremos da praia existem grandes rochas que abrigam várias espécies marinhas facilmente avistadas. É muito comum na temporada observar baleias a partir da costa. Acesso por barco (cerca de 25min de viagem). Saídas diariamente de um quiosque próximo ao cais da Marina. COP$10000.

Paridera

Praia quase deserta de águas calmas, é um verdadeiro oásis de privacidade onde o mar se mistura com a selva virgem. Além da praia, é possível realizar outras atividades como avistamento de baleias, snorkel e pesca.