Nova Friburgo

ALT 846 m, POP 190.084 hab, RIO DE JANEIRO 140 km

Considerada a “Capital Nacional da Langerie“, abriga fábricas dos mais variados tipos. As peças podem ser encontradas em várias lojas e centros comerciais espalhados pela cidade. Emoldurada pela Mata Atlântica, possui a maior rede hoteleira do interior do estado e oferece variadas opções de turismo ecológico, como cascatas, mirantes naturais e reservas ambientais.

ATRAÇÕES:

Cartão postal do município, é uma formação rochosa com 111m de altura, de onde se descortina uma visão panorâmica de boa parte da cidade. Está localizada num parque ecológico e é acessível por uma trilha sinalizada (fácil, 700m, 35min). Os trechos mais difíceis contam com passarelas e escadarias de madeira com corrimão. Na ida ou na volta, vale a pena apreciar a Cascata Véu da Noiva (70m de queda). Pela trilha, podem ser observadas inúmeras grutas e uma variada flora e fauna, com espécies de bromélias, orquídeas e animais silvestres como cachorros do mato e pequenos macacos.

Rodovia BR-492 – Furnas, a 10km do centro.
É uma das maiores elevações da Serra do Mar, com 2.257m de altitude. Do alto, tem-se uma vista deslumbrante, onde em dias claros é possível avistar até a Baía de Guanabara, uma parte da cidade do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos. Acesso a partir do bairro Cascatinha, caminhada difícil (16km, 7h), com uma escadaria de 630 degraus no final. Fica a 10km da cidade.