Fortaleza

CAPITAL DO ESTADO, ALT 16 m, POP 2.627.482 hab, BRASÍLIA 2.116 km

Importante centro turístico, comercial e financeiro, é uma das três cidades mais importantes do Nordeste do Brasil. Tem algumas das mais belas paisagens marítimas da região. Possui um mar quente e agradável de águas verde-azuladas e palmeiras na orla. Suas praias são a principal atração, mas a cidade tem inúmeros locais de interesse para visitar.

ATRAÇÕES:

Espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense.

R. Dragão do Mar, 81 - Iracema
Construído com elementos orientais, tem 1.900m² e cerca de 50 espécie de plantas. O nome é uma homenagem ao primeiro morador japonês na cidade.

Av. Beira Mar - Morro do Granvile
Horário: Todos os dias, 8h/24h. Entrada gratuita.
Inaugurado em 1972, homenageia o ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Obra de grande arrojo arquitetônico, é um prisma alongado, com estrutura de concreto protendido, destacando-se pelo grande balanço de 30m que se projeta sobre o espelho d'água e a praça pavimentada com dormentes justapostos de madeira rústica, circundada por taludes gramados. A câmara funerária, que já guardou as cinzas do marechal, fica na extremidade do balanço, alcançada por 2 galerias, que expõem documentos e objetos pessoais do ex-presidente.

Av. Barão de Studart, 500 - Meireles.
Produtos artesanais e comidas típicas do Estado. Possui 5 andares com cerca de 500 boxes e rampas que facilitam o acesso entre os pavimentos.

Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro
Horário: Segunda a sexta 8h/18h, sábado 8h/16h e domingo 8h/13h.
Um dos maiores acervos de fotografia do Brasil, com mais de 2.000 peças incluindo nomes históricos como Steve McCurry, Henri Cartier-Bresson e Marcel Gautherot

R. Frederico Borges, 545 - Varjota
Horário: Quarta a domingo, 12h/17h. R$10.
Exposições sobre a história industrial do Ceará e da produção de couro no período colonial aos dias atuais. O acervo possui máquinas de costura, peças de moinho e móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica da época. Também conta com acesso virtual ao acervo de museus de outras partes do mundo.

R. Dr. João Moreira, 143 – Centro
Horário: Terça a sábado 9h/17h, domingos 9h/13h. Entrada gratuita.
Fundado em 1981, é mantido pelo Veteran Car Club do Ceará. A coleção reúne 57 modelos nacionais e importados fabricados entre 1910 e 1970. Além de veículos, revistas, livros, jornais e objetos raros fazem parte do acervo.

R. Jornalista César Magalhães, 870 - Guararapes
Horária: Terça a domingo, 9h/17h. R$20.
Construído em 1871, conta com um acervo de 5.830 peças em três coleções: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe exposições temáticas permanentes sobre poderes constituídos, lutas e revoltas populares, religiosidade, produção intelectual e irreverência do cearense.

R. São Paulo, 51 - Centro
Horário: Terça a sábado, 9h/17h. Entrada gratuita.
Construída em 1921, local para contemplação do pôr-do-sol. Localizada na Praia de Iracema.
  • praias

de Iracema ★★★

Com mar de águas tranquilas, mas com muita onda, fica próxima do centro da cidade e do comércio local. Nela estão a estátua de Iracema, a Ponte dos Ingleses e a nova Ponte de Iracema. É um ótimo lugar para aproveitar o fim de tarde e assistir ao pôr do sol.

do Futuro ★★

Praia mais popular da cidade, muito famosa pelas atrativas barracas de culinária típica. Possui 8km de extensão.

Meireles ★★

Com ondas pequenas, águas calmas de tom turquesa e uma grande faixa de areia, é arborizada, tem calçadões e a famosa Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar.

Mucuripe

Com boa faixa de areias claras e fofas, tem mar tranquilo, coqueiros, quadras de esportes e as famosas jangadas de pescadores que chegam repletas de lagostas.
Inaugurado em 1910, apresenta arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau com capacidade para 800 espectadores, divididos em três andares.

R. Liberato Barroso, 525 - Centro
Horário: Terça a sexta 9h/11h e 14h/17h. Finais de semana e feriados 14h/17h. Visitas sempre de hora em hora.

ARREDORES:

Aquiraz

ALT 14 m, POP 79.128 hab, FORTALEZA 46 km

ATRAÇÃO:

Complexo turístico com parque aquático, considerado o maior da América Latina, praias, 4 resorts e ampla rede de lounges e restaurantes. Possui cerca de 18 atrações, entre radicais, moderadas e infantis. Ocupa uma área total de 20.000m².

Rua Porto das Dunas, 2734 - Porto das Dunas
Horário: Diariamente, 11h/17h. As bilheterias abrem 10h30.
Saiba mais:

Beach Park

Caucaia

ALT 30 m, POP 362.223 hab, FORTALEZA 14 km

ATRAÇÃO:

Praia extensa com vários coqueiros e uma espaçosa faixa de areia. Possui mar tranquilo, que dependendo do tempo, varia de tonalidade entre o verde e o azul. O passeio mais procurado pelos turistas é o de Buggy sobre suas enormes dunas. Fica a 28km de Fortaleza.