Rancagua

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 572 m, POB 241.774 hab, SANTIAGO 86 km

Fundada em 1743, foi projetada por Manso de Velasco seguindo o plano ortogonal, muito utilizado em cidades coloniais da Espanha, que consiste numa planta semelhante a um tabuleiro de xadrez. Devido à sua grande expansão nos últimos anos, forma com Machalí e Gultro a oitava aglomeração urbana mais populosa do país. Tem uma atividade comercial variada, com uma série de centros comerciais, hipermercados, lojas comerciais, serviços e instituições médicas. Apesar disso, não se destaca muito como uma cidade industrial, exceto no setor alimentício.

ATRAÇÕES:

É o principal museu público da região de Libertador Bernardo O'Higgins, localizado em 2 antigas casas coloniais no Paseo del Estado, centro histórico. As 2 casas que compõem o museu datam do século XVIII e são os únicos vestígios da época da sua fundação. Possui um acervo permanente onde estão expostos diversos objetos organizados em diferentes ambientes. Podem ser apreciados uma sala de estar, uma sala de jantar, um quarto, uma escrivaninha e uma cozinha tradicional. Por outro lado, possui uma sala de imaginário e religiosidade popular e uma sala da época da Independência, com objetos e documentos dos Patronos da Nação.

Estado, 685
Horário: Terça a sexta 10h/18h, sábado e domingo 9h/13h.
É um zoológico e primeiro Safari Park do Chile, localizado numa área de 20ha. Está dividido em 4 safáris: Safári Grandes Felinos, Safári Herbívoros, Safári Jurássico e Safári Expedition. Conta ainda com diversas atividades como canoagem, canopy, quadriciclos, simuladores virtuais e videogames, entre outros.

Ruta H-30, Km 5
Horário: Terça a domingo, 10h/18h. CLP$5000 (Safáris são atividades opcionais e adicionais CLP$5000 cada).
Uma rua que na época da fundação foi o centro da atividade urbana e lugar onde estão situados importantes casarões coloniais. São 4 quarteirões entre a parte sul da Plaza de Los Héroes e a Av. Pedro de Valdívia, no centro histórico.