Chos Malal

ALT 854 m, POB 13.123 hab, NEUQUÉN 397 km

ATRAÇÕES:

Declarado monumento histórico nacional, foi construído em 1879. Seu antigo edifício de comando abriga hoje o Museo Histórico Manuel José Olascoaga, que em suas 3 salas exibe fotografías de época, utensilios indígenas, fósseis, minerais, armas, quadros, bandeiras, uniformes, documentos da Campaña del Desierto e um conjunto de peças arqueológicas de grande valor histórico e antropológico. Situado sobre as barrancas do rio Curi-Leuvú está o Torreón del Viejo Fuerte, um imponente monumento que lembra a Campaña del Desierto e oferece uma vista panorâmica da região.

San Martín esq. com 25 de Mayo
Horario: Diariamente (a confirmar en el Centro de Información Turística).
Marco que indica a metade do percurso total da famosa rodovia que une o norte ao sul do país, desde La Quiaca em Jujuy até Cabo Virgenes na província de Santa Cruz. Consiste em um mastro curvo de 25m de altura (disposição que obedece aos ventos da região), sobre uma base com imágens das Ilhas Malvinas, dos lenços das mães da Plaza de Mayo e estrófes do Hino Nacional. Ao conjunto, somam-se 2 mapas perpendiculares, um da Argentina e outro da América Latina. Está situado à beira da Ruta 40, exatamente no Km 2.623, junto ao rio Neuquén, a 4km da cidade.
Conta com 30.000ha e protege mais de 80 espécies de aves, sendo 30 aquáticas. Está imerso dentro da ecorregião da planície patagônica e altos Andes, constituindo uma amostra representativa das regiões úmidas. Protege principalmente a Lagoa Tromen e Bañado Los Barros, lugares que se caracterizam pela concentração de aves migratórias. Por isso, é um local perfeito para a observação de aves, para safáris fotográficos ou simplesmente para contemplação da natureza. Da mesma forma, o parque surpreende pela variedade de répteis e pequenos mamíferos que encontram refugio em inumeráveis cavidades rochosas, ou que aparecem camuflados entre os arbustos, além dos temíveis pumas que habitam a região.

Acesso pela Ruta Nacional 40 até La Salada e depois pelas Rutas Provinciais 2 e 37, a 40km da cidade.

Cerro Wayle

Situado dentro do Parque Provincial Tromen, a 3.296m de altura, tem uma forma muito particular, onde 4 filões, que marcam uma panela ou bateia interna com fundo cônico, permitem a prática do esqui alpino e nórdico. Na sua base, a 2.260m, há um centro de inverno que fornece todos os serviços para estadia e uma agência de aluguel de equipamentos. Conta com 3 pistas de 300m cada e um desnível esquiável de 200m. Entre as atividades (diariamente, 10h/17h) que oferece estão passeios em motos de neve, esqui, subidas a pé até o cume do morro, snowboard e demais esportes de neve, todos guiados por instrutores profissionais.

Acesso pela Ruta Nacional 40 até paraje La Salada, onde conecta com a Ruta Provincial 37, a 44km da cidade.

Laguna Tromen ★★

Com uma área de 4,5km², faz parte do Parque Provincial El Tromen e está a 2.100m de altitude. É povoada de pássaros, destacando-se curicacas, cisnes de pescoço preto, garças, flamingos, cauquenes e patos. Observam-se também aves migratórias da tundra canadense, como pitotoy (maçarico-solitário), maçarico de cauda branca e a tarambola-dourada-americana.

Acesso pela Ruta Nacional 40, a 45km da cidade.

Volcán Tromen ★★

Com 4.114m de altitude, é considerado o segundo pico mais alto da Patagônia. É do tipo estratovulcão (em forma de cone, formado pelo magma extravasado) e está localizado dentro dos limites do Parque Provincial El Tromen. Geologicamente, é um dos vulcões mais novos dos Andes (datando do Plistoceno, aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás) e cujos mais recentes fluxos de lava datam de 1.500 anos atrás, conforme registrado nas pinturas rupestres no local. Está a cerca de 50km da cidade.