San Clemente

ALT 200 m, POB 43.269 hab, TALCA 21 km

ATRAÇÕES:

Também conhecida como Cascada del Arcoiris, é um local mágico onde a queda de água do Estero Lo Aguirre se caracteriza por um curioso fenômeno natural. Neste local, o vento sopra tão forte que produz um efeito de reversão da queda, fazendo parecer que a água sobe como uma chama flamejante que tenta alcançar o céu. Acesso pela Ruta 115-CH, Km 125, sentido Paso Pehuenche, a 113km da cidade.

Salto del Maule

Com 40m de altura, é uma das maiores e mais impressionantes cachoeiras por onde passa o rio Maule. Está localizada no Valle los Cóndores, bem próximo à Cascada Invertida, a cerca de 400m da Ruta Internacional Paso Pehuenche.
Criada em 1996, é uma área silvestre protegida chilena, situada no sopé dos Andes. A unidade possui uma área de 12.163ha e se destaca pela proteção de espécies da fauna como o pudú, o puma e a loica. No que diz respeito à flora, destacam-se o hualo e a huala, classificados como vulneráveis. Suas principais trilhas são: Laguna del Alto (20km, 8h), uma trilha abaixo do bosque nativo de carvalhos, coigües e ñirres e estepe altoandina atinge a lagoa, após uma subida íngreme e descida semelhante; El Enladrillado (20km, 8h) chega na planície de grandes rochas fraturadas, que lembram grandes lajotas, e de onde se avista a grande cadeia de vulcões onde se destacam Descabezado Grande, Cerro Azul e Quizapú; o último entrou em erupção em 1932; Aliwenmahuida (900m, 1h), trilha de interpretação ambiental toda sob mata nativa, com painéis informativos apropriados, termina num espetacular mirante em direção ao rio Lircay e ao Cerro El Morillo; Los Concones (600m, 30min); e Mirador El Peine (4km, 3h) trilha com declive ativo que chega a mirantes naturais na encosta do Cerro El Peine. Destaca-se ainda o Salto Desplamado formado pelo rio Claro. A Reserva está localizada a 45km de San Clemente, dos quais 25km são asfaltados e 20km de cascalho.

Horário: Terça a domingo, 8h30/14h (capacidade máxima 200 visitantes). CLP$6000.