San Luis

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 725 m, POB 202.300 hab, BUENOS AIRES 792 km

Um dos principais centros industriais da Argentina, possui um clima agradável e ampla gama de atividades. É uma cidade que mescla harmoniosamente tradição e modernidade. O centro tem calçadas de estilo colonial espanhol, ruas estreitas e edifícios baixos.

ATRAÇÕES:

Conjunto de 4 edifícios e parque cívico da província de San Luis. Inaugurado en 2010, é o primeiro edifício ecológico público do país. Conta com um sistema de iluminação inteligente que funciona com um controlador centralizado que recebe a informação, a processa e gera as ordens para os artefatos de iluminação, o que reduz ao mínimo a utilização de energia. As aberturas são de vidros herméticos duplos, separados entre si por uma câmara de ar seco que lhe garante isolamento térmico e evita passagem de umidade. Atrás do conjunto fica o Hito del Bicentenario, uma estrutura de aço e concreto com um mirante a 50m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.

Autopista de las Serranías Puntanas, Km 783
Horário: Segunda a sexta, 8h/14h.
Está localizado num edifício construído originalmente como sede dos correios e telégrafos da nação (1889). Expõe a história provincial, desde a fase pré-colombiana até o presente, num percurso por 10 salas. Em cada uma delas  apela-se à experiência sensorial e à emoção, através de recursos audiovisuais inovadores.

San Martín, 611
Horário: Terça a sexta 9h/14h e 16h/21h, sábado e domingo 10h/21h. Gratuito.

ARREDORES

Juana Koslay

ALT 774 m, POB 12.467 hab, SAN LUIS 12 km

ATRAÇÃO:

Um dos maiores do país, sua figura mais representativa é a imagem que se ergue com os braços firmes transmitindo a bravura e a coragem que caracterizavam os puntanos. Tudo encarnado na figura humana que representa o espírito do povo de San Luis, numa atitude de coragem. O Anfiteatro Patricias Puntanas está localizado entre a área do monumento e o riacho, aproveitando a topografia e a paisagem única da Quebrada de los Cóndores como pano de fundo. Construído em estilo grego, tem capacidade para 1.000 pessoas sentadas. A importância deste sítio único, está ligada ao seu passado histórico como símbolo permanente da contribuição sanluiseña para a Campanha de Libertação empreendida pelo General San Martín.

Av. del Portezuelo esq.c/Pancha Hernandez (Campamento de Las Chacras), 14km
Horário: Diariamente, 9h/20h.