Villavicencio

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 467 m, POB 551.212 hab, BOGOTÁ 124 km

Fundada em 1840, está localizada no sopé da Cordilheira Oriental, na margem direita do rio Guatiquía. Centro comercial mais importante dos Llanos Orientales (planícies orientais), nos últimos anos tem alcançado um desenvolvimento econômico fortalecido pelo setor do comércio, graças à dinâmica gerada pelas vias de comunicação que distribuem ao interior e ao centro do país, produtos da agropecuária e da agroindústria da região.

ATRAÇÕES:

Com 5,5ha, é a única instituição zoológica do país dedicada exclusivamente à preservação dos recursos naturais regionais, que reúne de forma integral a biodiversidade da fauna, flora e ecossistemas da Orinoquía colombiana. Foi construído em torno do lago formado pela barragem da Quebrada Aguas Claras que nasce na reserva Caño Vanguardia. Está dividido em 7 setores e 38 habitats nos quais podem ser observadas 181 espécies da fauna dos llanos (planícies) com cerca de 1.400 indivíduos de aves, peixes, répteis e mamíferos. Destacam-se o serpentário, os tatus-canastra, o jacaré do Orinoco e o urso de óculos.

Estrada para Restrepo, Km 3 - Vereda Vanguardia Alta.
Imponente obra de arte, alegórica ao instrumento musical mais representativo dos Llanos Orientales. Esta escultura é constituída por 3 enormes estruturas metálicas, de onde saem jatos de água coloridos, imitando as diferentes cordas da harpa. Está localizada na rotunda que conduz ao Aeropuerto de Vanguardia e à localidade de Restrepo.
Este monumento representa toda a potência petrolífera da região dos Llanos Orientales, que atualmente é o motor do desenvolvimento deste setor. Essa estrutura funcionou efetivamente durante a década de 1930 no Centro Santander da Ecopetrol, de onde foi posteriormente transferida para a Gerência Llanos em 1975 e finalmente doada ao município. Atualmente a estrutura da máquina é decorada por pinturas coloridas que representam as diferentes cores da plumagem de uma guacamaya (arara).

Av. Fundadores.
É um parque temático com uma exposição permanente relacionada à cultura llanera, representada por uma casa típica, estábulos, cenas de trabalho, coleo (uma espécie de rodeio local), currais de gado, jagüey (espécie de árvore grande) e uma área destinada ao cultivo de mandioca, banana nanica e agricultura familiar. Há também uma trilha de mitos e lendas, onde podem ser vistos personagens como Bola de Fuego, el Ánima de Santa Helena, entre outros.

Calle 21 Sur/ Av. El Paso Ganadero
Horário: Segunda a sexta, 7h30/16h.