João Pessoa

CAPITAL DO ESTADO, ALT 37 m, POP 800.323 hab, BRASÍLIA 2.238 km

Fundada em 1585, é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil possuindo um antigo e vasto patrimônio histórico. Nela está localizada a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. A cidade é rodeada por parques, jardins, uma reserva de Mata Atlântica e um litoral com cerca de 24km de extensão repleto de belíssimas praias protegidas por coqueiros. Considerada a capital nordestina com o maior número de arranha-céus, é servida pelo Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, com voos de rotas nacionais e internacionais.

ATRAÇÕES:

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem 8.510m² de área construída, num conjunto de 5 edifícios. Destaca-se a torre espelhada em forma octogonal, com 43m de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica de 15m de diâmetro sobre um espelho d'água. Nela encontram-se exposições permanentes e temporárias, salas audiovisuais, café, restaurante e um terraço panorâmico com visão panorâmica de 360º. Abriga um Museu de Ciência interativo sobre robótica, astronomia e conceitos básicos de física e química, além de um planetário inflável.

Avenida João Cirilo da Silva - Altiplano
Horário: Terça a sexta 9h18h, sábado e domingo 10h/19h. Gratuito.
Reúne mais de 5.000 volumes catalogados e informatizados com o acervo bibliográfico do escritor, além de documentos, cartas e manuscritos de obras publicadas por ele, assim como fotografias, comendas, objetos pessoais e obras de arte.

Av. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho
Horário: Segunda a sexta, 8h30/11h e 14h30/17h30. Gratuito.
Conhecido popularmente como Bica por abrigar uma fonte natural de água potável, tem uma área de 26,8ha. Coberto por Mata Atlântica, o parque 
apresenta 542 animais de 80 espécies, entre as quais, leões, araras, cobras, jacarés e elefante.

Rua Gouveia Nóbrega s/n – Roger
Horário: Terça a domingo, 8h/17h.
É um dos principais símbolos da cidade. Um grande espelho d'água circular cercado por 215 palmeiras-imperiais, com 35.000m² de passeios pavimentados, belos jardins, ciclovia, pista de cooper, pista de skate, parede de escalada e um deck sobre a lagoa. Fica no Centro.
Conjunto de recifes localizado a 2km da praia de Tambaú. Aparece nos períodos de maré baixa, formando piscinas naturais de águas mornas e transparentes que permitem a visualização de corais e peixinhos coloridos. Diversas embarcações fazem o translado entre a praia e os recifes (15min). Entre R$25/R$45.
Conhecida como o ponto mais oriental do continente americano, é uma das menores praias da cidade, com uma pequena faixa de areia e muitos coqueiros. Ao lado da praia, sobre uma falésia constantemente erodida pelas ondas, está o Farol do Cabo Branco , construído na era militar em formato triangular com 40m de altura e a mais bela vista de toda região.
  • praias

do Bessa 

Com 5,3km de areias brancas e batidas, mar levemente agitado de águas esverdeadas, recifes e coqueiros, é uma das mais procuradas pelos turistas. Praia urbanizada, com casas de veraneio próximas e boa infraestrutura com restaurantes e quiosques que servem o melhor da culinária local.

Manaíra 

Formada por uma boa faixa de areia dourada e fofa, tem mar tranquilo com 
pequenas ondas, propício para banho e prática de kitesurf. Enfeitada por 
coqueiros, conta com boa infraestrutura.

Tambaú 

Praia tranquila com 8km de extensão, conta com uma boa faixa de areia batida e fina, mar calmo de águas verde-azuladas com pequenas ondas. Ideal para o banho e prática de esportes náuticos como caiaque e vela. É o ponto de partida para a Piscina Natural de Picãozinho. Destaca-se na paisagem a 
arquitetura arredondada do Hotel Tropical Tambaú, construído na década de 1970 sobre a areia da praia, que se tornou um dos cartões postais cidade.