Concepción

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 44 m, POB 87.215 hab, ASUNCIÓN 408 km

Conhecida como “La Perla del Norte“, foi fundada em 1773 por Agustín Fernando de Pinedo em um momento de expansão do século XVIII. Apesar de ter um porto, o tráfego fluvial diminuiu em comparação ao passado. A cidade oferece várias atrações turísticas, boas condições para pesca, esportes náuticos e excelente gastronomia. Seu centro histórico engloba 25 quadras com elegantes construções erguidas sob a influência de imigrantes europeus.

ATRAÇÕES:

  • Barco Aquidabán
Barco de carga e passageiros de 180ton que parte abarrotado com mercadorias que serão descarregadas nos pequenos portos ao longo do rio Paraguay. Única alternativa de comunicação, abastecimento e transporte na maior parte do ano para as populações do norte do país. Construído em 1979, o cargueiro de madeira tem quase 40m de comprimento e 6m de largura. Faz o trajeto Concepción–Vallemí–Fuerte Olimpo-Bahía Negra. 

Horário de partida: Segunda 11h; Horário de retorno: Domingo de madrugada (tel. 0331 242 435).
Inaugurado em 1961, tem 45m de altura e é um emblemático atrativo da cidade. O monumento dedicado aos primeiros habitantes do continente, possui uma estrutura de ferro, que no passado serviu como torre de comunicação utilizada durante as guerras.

Av. General Bernardino Caballero, 2km - bairro Itacurubí.
Reúne a céu aberto vários veículos que fizeram parte da história da cidade, estacionados sobre pequenas plataformas para serem apreciados de perto. Podem ser vistos os primeiros tratores, um caminhão da Guerra do Chaco, máquinas a vapor, a primeira grua e a primeira locomotiva da Estrada de Ferro do Norte, entre outros. Ao longo do passeio central da Av. Agustín Fernando Pinedo.
Conserva fotografias de personagens ilustres, armas e munições das guerras do Paraguay, objetos de uso cotidiano da época colonial, imagens antigas da cidade, documentos e manuscritos históricos.

Mariscal Estigarribia
Horário: Segunda a sexta, 7h/18h.
Situada sobre o rio Paraguay, tem 29m de altura e 1,5km de extensão. Foi construída em 1990, para unir Concepción ao Chaco Paraguayo. Quem chega à cidade vindo do norte, já pode perceber a imponência da ponte, que oferece uma vista maravilhosa da paisagem.
Antigo e histórico porto restaurado, foi o centro principal do movimento fluvial e econômico do passado. As principais atividades que oferece são os passeios e a contemplação da vista do rio, especialmente ao anoitecer.