Cúcuta

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 320 m, POB 777.106 hab, BOGOTÁ 556 km

Sexto município mais populoso do país, está localizado próximo à fronteira com a Venezuela. É o epicentro político, econômico, industrial, artístico, cultural, esportivo e turístico do departamento de Norte de Santander. É conhecida como a cidade onde tudo começou, porque ali foi redigida a primeira constituição do país. Se destaca pelo comércio binacional e pela indústria de transformação, calçados e artigos de couro. Sua localização na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela permitiu a existência de fortes laços com a cidade venezuelana de San Cristóbal. O Aeropuerto Internacional Camilo Daza tem duas pistas cruzadas por estar localizado em uma zona de vento cruzado.

ATRAÇÕES:

Com 40m de altura, está localizado no morro homônimo. Lá estão preservados os restos da Catedral de San José, que foi destruída no terremoto que abalou a cidade em 1875. O acesso ao mirante se dá através de uma escadaria com 84 degraus. Além da vista panorâmica da cidade, o espaço possui cafés, biblioteca pública, terraços, teatro para eventos e banheiros públicos.

Av. 4
Horário: Diariamente, 5h/23h. Gratuito.
É um monumento erguido em homenagem à Batalha de Cúcuta ocorrida em 1813. Está situado no local onde ocorreu a batalha entre as tropas granadinas comandadas por Simón Bolívar e as tropas do rei comandadas pelo brigadeiro-general Ramón Correa. Há também um canhão da época, 3 terraços e uma estátua de Bolívar.

Calle 11A - Loma de Bolívar.
Inaugurada em 2008, foi construída totalmente em guadua (uma espécie de bambu) para uso de pedestres. Fica no cruzamento entre as avenidas Libertadores e Gran Colombia, próximo a Puente San Luis.