Punta del Este

ALT 9 m, POB 11.128 hab, MALDONADO 7 km

Fundada em 1829, é considerada o balneário mais luxuoso da América do Sul. Nas temporadas de verão, sua população costuma ultrapassar 450.000 pessoas. Natural e sofisticada, conta com uma Rambla, suntuosas casas de veraneio, modernos e altos edifícios, um porto com excelente infraestrutura e muitas lojas de griffe e restaurantes.

ATRAÇÕES:

Uma das reservas florestais mais importantes da América do Sul e a sétima a nível mundial. Possui quase 20ha de área e uma imensa riqueza ecológica, com 370 espécies de flora exótica e 60 nativas, além da maior variedade de eucalipto no Uruguay. Além das trilhas para caminhadas, o parque abriga o Museo del Azulejo (antiga residência de Antonio Lussich), onde podem ser vista uma coleção com cerca de 500 peças de cerâmica de origem européia do século XIX, e objetos que pertenceram a Lussich.

Av. Antonio Lussich, 100 - Punta Ballena, a 14km do centro
Horário: Diariamente, 9h/17h. Gratuito.
Construída a partir de 1958, é a antiga casa de verão do pintor, escultor e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. Um dos símbolos do Uruguay, atualmente é uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel. Sua construção demorou 36 anos e foram utilizados materiais que pertenceram a velhas edificações abandonadas ou destruídas. Em seu interior conta com várias salas em direção ao mar, onde constantemente acontecem exposições de esculturas, pinturas e cerâmicas. O lugar também é famoso pelos belíssimos entardeceres que podem ser observados de sua arquitetura ou do mirante natural situado na península de Punta Ballena, a poucos metros dali.

Mar Mediterraneo - Punta Ballena, a 15,5km do centro
Horário: Diariamente, 10h/18h. $U240.
Saiba mais:

Casapueblo
Coreto de madeira polida com bancos para descanso, que funciona como um belo mirante. Sua vista de 360 graus do porto, da Isla Gorriti e de toda a costa peninsular a tornam o lugar ideal para tirar magníficas fotografias ou simplesmente contemplar o amanhecer ou o belíssimo pôr-do-sol.

Rambla General Artigas.
Foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, por isso não é permitido construir nela. Conserva plenamente seu entorno natural de pinheiros, eucaliptos, tamaris e fauna nativa, além de vestígios coloniais. A ilha tem uma área de 21ha e 2 lindas praias, Puerto Jardín (com águas cristalinas e rochas) e Playa Honda (de mar sereno mas profundo e solo pedregoso em algumas partes, o que torna um pouco incômodo caminhar na água). Esta última se encontra de costas para Punta del Este e conta com um restaurante. A ilha está a 2,5km da costa, em frente a Playa Mansa. Para chegar lá somente de barco, a partir do porto (15min, $U300 ida e volta). Alta temporada: 9h/19h, saídas a cada 30min; Baixa temporada: 10h/15h a cada hora.
Um dos símbolos da cidade, também conhecido como La Mano ou Los Dedos, é uma escultura criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal. São 5 dedos parcialmente enterrados na areia da praia, que simbolizam o homem emergindo para a vida.

Playa Brava, parada 1.
Museu de história natural instalado numa área de 2.300m², dividido em 4 grandes salas. Exibe mais de 5.000 exemplares marinhos, entre caramujos, corais, cavalos marinhos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, esqueleto de baleias, mandíbulas de tubarão, além de objetos antigos utilizados nas praias (guarda-sóis, baldes, etc), fotografias e coleções de insetos.

Romildo Risso - La Barra, a 11,5km do centro
Horário: Segunda a quinta 10h/17h30, sexta a domingo 10h/18h. $U190.
Em uma área de 6.000m², abriga obras de arte latinoamericanas, entre as quais, a coleção mais importante do mundo de arte figurativa contemporânea e obras surrealistas de artistas como Dalí e Botero, que ficam expostas em amplas salas e nos pátios externos.

Los Arrayanes, s/n esq. com Los Espinillos - Beverly Hills
Horário: Terça a domingo, 14h/18h. Gratuito.
Uma passarela elevada de madeira que percorre 450m da costa, começando na parada 1 da Playa Mansa (Rambla Claudio Williman) e seguindo até o Clube de Pesca. Depois segue mais 350m até a altura da Torre Millenium. Neste último trecho há bancos para descanso e mirantes com vista para a Isla Gorriti.
Mais conhecida como ponte ondulada, é uma das obras de engenharia mais notáveis do país e também a mais divertida, pois cruzá-la de carro provoca no estômago uma sensação única. Projetada pelo construtor e político Leonel Viera, a primeira ponte foi construída em 1965 na foz do arroyo de Maldonado. Devido ao intenso trânsito de veículos na região, foi duplicada com as mesmas características no ano 2000.

Av. Eduardo Victor Haedo - La Barra, a 10km do centro.