ALT 11 m, POB 106.662 hab, RAWSON 21 km
A cidade foi um ponto de apoio para os técnicos da ferrovia, guardando a influência galesa no traçado das ruas e na construção de suas casas. Com raízes agropecuárias, é um centro de comunicações e transporte, e constitui o mais importante pólo têxtil de lã do país, onde se industrializa e comercializa 90% da lã argentina. É uma das cidades mais populosas da Patagônia.
ATRAÇÕES:
É uma das mais importantes instituições científicas da Argentina e referência internacional em paleontologia. Exibe fósseis de flora e fauna da Patagônia. Sua área de exposição é de 600m². A visita inclui o passeio por uma linha do tempo ao passado, desde os primeiros habitantes humanos da Patagônia argentina até o surgimento de micro-organismos primitivos. A sala referente à era Mesozóica (com os dinossauros) é um dos pontos mais atrativos da exposição permanente. Uma projeção no microcinema completa a jornada até a origem do Universo. Av. Fontana 140 Horário: Segunda a sexta 9h/18h, sábado e domingo 10h/19h. AR$1200.
Saiba mais: Museo Paleontológico Egidio Feruglio
É uma reserva de vida selvagem que abriga a maior colônia de pingüins de Magalhães do mundo. Estes pinguins caracterizam-se por terem aproximadamente 50cm de altura e a sua plumagem é preta e branca. Punta Tumbo é uma estreita e rochosa faixa de praias que penetra no mar com cerca de 3km de comprimento por 600m de largura. Sua paisagem é intensamente comovente, contrastando a imensa aridez patagônica em seu encontro com o oceano. Esse acidente geográfico teve origem num afloramento de rocha cristalina, de origem pré-jurássica, que resistiu à erosão marinha. Nesse substrato, áreas de pedregulhos e grandes áreas de areia muito fina e compactada são ideais para os pinguins cavarem seus ninhos. Vastas áreas do solo são literalmente minadas por covas rasas, onde os pinguins ano após ano põem seus ovos e criam seus filhotes. A fauna terrestre é típica da estepe patagônica e podem ser observados guanacos, raposas cinzentas, furões, maras e tatus. Possui um Centro de Interpretación e o Sendero de la Pingüinera, que tem 3km de passarelas (ida e volta), onde pode-se visitar diferentes mirantes para observar, fotografar e apreciar a paisagem e os animais. Está geograficamente localizada na área de Dos Pozos, a 123km de Trelew. Horário: Diariamente, 8h/18h. AR$1200.
VEJA TAMBÉM: Rawson (Chubut), 21km