Isnos

ALT 2.075 m, POB 27.147 hab, NEIVA 228 km

ATRAÇÕES:

É assim chamada devido a força das águas cristalinas que ao se chocar com as rochas forma grandes arcos, por vezes com a forma de um jarro. Está localizada na Vereda Arco de las Jarras, com acesso por uma trilha de 30min. Fica a 18km da cidade.
Uma das cachoeiras mais conhecidas por ser a segunda mais alta da América do Sul e a mais alta da Colômbia. Possui uma queda d'agua de 400m formada pelo rio Bordones que desce pelo cânion, seguindo seu curso até o rio Magdalena. Esta beleza natural pode ser observada através de um mirante. Está localizada em Bordones, a 15min do centro do povoado. Existe uma trilha que permite ir até a base da cachoeira. Fica a 16km da cidade.

Horário: Diariamente, 6h/19h.
Com uma altura de 210m aproximadamente, possui uma queda d'água que forma a Quebrada del Mortiño. Após realizar seu percurso, o rio chega ao final da montanha, despencando por um cânion de 170m de altura que logo se une ao rio Magdalena. É avistada de um mirante natural e dali se percebe a variada vegetação do seu entorno, a figura do cânion e a névoa que surge do golpe das águas contra as rochas. Acesso pela estrada para Pitalitos, a 9km da cidade.