Neltume

ALT 514 m, POB 2.125 hab, VALDIVIA 160 km

ATRAÇÃO:

Área natural protegida privada de cerca de 100.000ha, localizada no meio da Cordilheira dos Andes araucanos. Caracteriza-se pela conservação do cervo sul andino e de 3 novos tipos de samambaias, além da proteção da flora e da fauna e do cuidado das comunidades locais. Possui um ecossistema pouco explorado, onde áreas de interesse científico e conservacionista se sobrepõem a nível mundial, pois abriga uma grande diversidade graças à sua geografia particular composta de lagos glaciais, neves eternas no vulcão Mocho-Choshuenco e inúmeros cursos d'água. Possui espécies arbóreas de diferentes tipos e idades, como canela, tepas, olivillos, murtas, tineos, destacando-se a floresta tipo Nothofagus, característica da Floresta Patagônica: raulí, mañío, lenga, ñirre e coigüe. Muitas dessas árvores são centenárias e podem atingir alturas de até 40m, formando os chamados Bosques Catedral. Parte dos atrativos do lugar são seus imponentes hotéis, conhecidos mundialmente por sua  estrutura integrada à natureza. Fica a 19km da localidade.

Bosque de Los Ciervos

Também chamado de Bosque de los Venados, é um passeio pela Reserva del Fuy onde é possível estar de perto e apreciar vários exemplares de cervos vermelhos. Avistamento que se dá através de uma passarela de aproximadamente 1.500m de comprimento e 3m de altura, entre árvores e prados. Pode-se percorrer em meia hora o criadouro de cervos de Huilo Huilo. Os animais circulam livremente pelo local e às vezes passam muito próximos às passarelas.

Hotel Nothofagus

Faz referência a uma árvore e cria a sensação de estar dentro de uma delas, tendo sido totalmente construído com madeira da região. Como se tivesse saído de um reino desconhecido no meio da Floresta Úmida Temperada, com a forma de uma árvore que estende seus galhos para o céu, surge esse maravilhoso edifício feito de materiais nobres, onde se experimentam sensações, formas, texturas e sons que remetem à natureza. Este é o verdadeiro coração do complexo arquitetônico da Reserva Biológica Huilo Huilo e a partir daí começam muitas das atividades que mais tarde se tornarão experiências inesquecíveis. Fica a 4km da localidade.

Montaña Mágica Lodge

Lembra uma montanha com uma queda d'água que despenca de seu topo, compondo um cenário que realmente faz jus ao nome, especialmente em noites nevadas. Localizado na Reserva Biológica Huilo Huilo, do alto deste hotel sai diariamente a água que escorre por entre suas janelas. Os hóspedes podem comer deliciosas refeições no restaurante e desfrutar de vistas deslumbrantes da floresta a partir dos quartos confortáveis ​​e românticos. Fica a 4km da localidade.

Museo de los Volcanes

Construído na entrada de um túnel que avança para dentro de um morro, ali podem ser encontrados a presa de um mamute asiático, alguns objetos Mapuche, uma importante amostra de cadeados de grande formato usados ​​em locais de mineração, uma réplica da Cápsula usada para resgatar os 33 mineiros do colapso da Mina San José em 2010 e a reprodução de uma jazida de carvão de Curanilahue, entre outras cloisas. A mostra exibida destaca-se fundamentalmente pela qualidade patrimonial de cada uma das 775 peças arqueológicas e etnográficas expostas, que correspondem aos produtos da cultura de trabalho de 13 povos.

Carretera Internacional CH-203, km 59A, 3km
Horário: Segunda a sexta, 10h/14h e 15h/17h. CLP$4000.

Salto del Puma

É uma das muitas belas cachoeiras que a Reserva Biológica Huilo Huilo possui. Com aproximadamente 30m de altura, esta cachoeira oferece uma vista maravilhosa do rio Fuy e da confluência com o rio Truful. Trilha de fácil acesso com um trecho inicial de 1,7km percorrido em veículo e uma caminhada de 40min com vistas panorâmicas e escadarias naturais. A trilha começa próximo ao Portal do Refúgio Salto El Puma, 2km antes de chegar a Neltume, e segue por túneis de quila, até chegar à cachoeira que surpreende pelo grande poder de suas águas. CLP$2500.

Salto La Leona

A trilha passa perto do Montaña Mágica Lodge e depois de alguns minutos chega a essa bela cachoeira de águas cristalinas de aproximadamente 10m de altura que cobre toda a largura do rio Fuy. A partir daí, é possível continuar avançando em direção ao Sendero de Los Espíritus (gratuito). Taxa de entrada para esta trilha: CLP$2500. Fica a 4km da localidade.

Salto Llallalca

Localizado no Sendero Cavernas Volcánicas da Reserva Biológica Huilo Huilo, a alguns quilômetros antes de Neltume. Esta trilha passa por uma caverna e depois continua pela floresta ate chegar ao salto, onde é possível ir atrás da cortina de água para se refrescar. Além disso, no local existe uma pequena central hidrelétrica. Valor da entrada: CLP$2500.

Saltos del Huilo Huilo

É uma grande cachoeira que dá origem ao nome da reserva. A partir desta trilha, dá para apreciar o Salto del Puma de outra perspectiva. O portal de entrada está localizado a poucos metros de Neltume. Localizada no rio Fuy, de origem glacial, corre por um leito de rocha vulcânica, originada de uma grande erupção do complexo vulcânico Mocho Choshuenco. Ao chegar à cachoeira, o curso se estreita em um fio d'água muito profundo, com queda de 37m de altura e 10m de largura. Valor da entrada: CLP$3000. Acesso a 450m da localidade.