Providencia

ALT 604 m, POB 142.079 hab, SANTIAGO 7 km

Centro financeiro integrado à malha urbana de Santiago, é uma comuna habitada principalmente por pessoas de classe média e média alta. Possui um grande número de áreas verdes distribuídas em parques e praças.

ATRAÇÕES:

É uma das três casas que pertenceram ao poeta Pablo Neruda. Declarada Monumento Nacional em 1990, atualmente é um museu que preserva, entre outras coleções, uma interessante galeria de arte com obras de pintores chilenos e estrangeiros, principalmente latino-americanos. Expõe as diferentes coleções mantidas por Neruda, desde livros, talhas africanas, figuras de proa, móveis e objetos do designer Piero Fornasetti, passando por conchas e garrafas do mundo todo.

Fernando Márquez de La Plata, 0192
Horário: Terça a domingo, 10h/18h. CLP$7000.
Sua construção começou em 1923 e terminou em 1925. Faz parte das atrações do Parque Metropolitano de Santiago, percorre uma extensão de 485m, ligando 3 estações: Pío Nono (na encosta do Cerro San Cristóbal), Zoo e Cumbre. A estação Pio Nono localizada a 560m acima do nível do mar, foi projetada pelo arquiteto Luciano Kulczewski em estilo neo-medieval representando um pequeno castelo ladeado por 2 torres (500m, 10min, CLP$2600).

Horário: Segunda 13h/19h45, terça a domingo 10h/19h45.
Saiba mais:

Funicular
É o mirante mais alto da América Latina, único lugar com uma vista panorâmica de 360º de Santiago. A partir da área de observação chamada Open Sky, é possível avistar a imponente Cordilheira dos Andes e o Cerro San Cristóbal em sua totalidade. Está localizado na torre Costanera Center, um edifício de 62 andares com 300m de altura, oficialmente denominado Gran Torre Santiago, que faz parte do complexo do Mall Costanera Center.

Andrés Bello, 2.425
Horário: Diariamente, 10h/22h (última subida 21h). CLP$10000 (Fast Pass CLP$20000).
Saiba mais:

Sky Costanera
Foi construído na década de 1930 graças ao espaço deixado pela segunda canalização do rio Mapocho. Possui 5,9ha e seu projeto foi realizado pelo paisagista alemão Óscar Prager. Nele há um café literário, que funciona principalmente como biblioteca, um museu subterrâneo onde estão expostas as Tajamares del Mapocho e, no seu limite oriental, a Plaza a la Aviación, onde se encontra a Fuente Bicentenário, que é iluminada à noite. A Puente Peatonal Condell é outro dos ícones do parque. Está localizado entre a Av. Providencia e a Costanera Andrés Bello.
É um museu ao ar livre inaugurado no final de 1986, localizado na margem norte do rio Mapocho. Nele estão expostas mais de 40 esculturas desenhadas por renomados escultores chilenos como Marta Colvin, Federico Assler e Lucia Waisser, ganhadores do Prêmio Nacional de Arte. Nele existe uma sala de exposições subterrânea, onde se realizam diferentes atividades culturais e inúmeras plantas de diversas regiões, sendo uma espécie de um pequeno jardim botânico.

Av. Santa María, 2205
Horário: Diariamente, 8h/20h45. Gratuito.