Chaitén

ALT 12 m, POB 6.200 hab, PUERTO MONTT 240 km

ATRAÇÕES:

Esta área foi progressivamente erodida por grandes massas de gelo que cobriram o território durante o último período glacial. Yelcho é uma geleira suspensa localizada num vale relativamente alto. Registros históricos mostram que sofreu um recuo significativo, como a maioria das geleiras do mundo, devido às mudanças climáticas. No trajeto há 2 mirantes, de onde é possível avistar o Glaciar pelo lado oeste. No final do percurso tem-se uma vista panorâmica do vale que apresenta uma morfologia em U, que evidencia a passagem e a erosão provocada pelas massas de gelo. Aqui é possível ver uma planície formada por sedimentos fluviais associados ao derretimento glacial, onde se formam rios trançados. O percurso percorre a parte oriental do Parque Nacional do Corcovado e começa nas margens da Ruta 7. A trilha sobe ao longo das águas do rio Ventisquero formado pelo degelo do Glaciar Yelcho e atravessa um denso bosque patagônico. Fica a 59km da cidade.
Criado em 2018, possui 402.392ha, sendo uma área protegida privada, declarada santuário natural. É uma iniciativa privada, mas com acesso público, que convida a desfrutar de visitas guiadas e caminhadas de 3h que estimulam a contemplação da natureza. Possui uma flora formada por bosques de alerce, uma espécie ameaçada e protegida como monumento natural, e espécies florestais existentes como luma, tepa, canela, tineo, tiaca, coigüe de Chiloé, coigüe de Magallanes, oliveira e mañío macho. Além de cipreste Guaitecas, notro, avelã e tineo. Entre os animais podem ser avistados pumas, macacos da montanha, huemul, gato colo colo e aves como perdizes, pingüins, pelicanos, garças, condores, flamingos, beija-flores, andorinhas, entre outros. Oferece serviços como camping, áreas de piquenique, restaurante, centro de informações e cabanas. Acesso pela Ruta Austral R7. De Hornopirén, deve-se pegar uma barcaça da Empresa Somarco, que faz viagens diárias saindo todos os dias da semana às 10h30 (horário sujeito a variações). Após 3,5h de viagem, a barcaça chega ao setor denominado Leptepu, onde há um trecho de 10km de estrada para ser percorrido e depois pegar uma segunda barcaça no Setor Long Fjord. Depois de uma viagem de 40min, o barco finalmente chega ao Setor Caleta Gonzalo, uma área onde a Carretera Austral parte novamente para o sul e onde se concentra a maior infraestrutura turística do Parque. Fica a 24km da cidade.

Sendero Cascadas Escondidas

Nesta trilha (difícil, 3,6km, 2h ida/volta) pode-se avistar 3 cachoeiras ao longo de seu percurso. A primeira está a cerca de 25min de caminhada, subindo um morro. Para chegar às próximas cachoeiras, deve-se continuar por cerca de 30min caminhando por uma trilha mais plana. O ponto de partida fica no Camping Cascadas Escondidas, 14km ao sul de Caleta Gonzalo.
É uma espetacular ponte estaiada localizada na foz do rio Yelcho no Lago Yelcho, no setor de Puerto Cárdenas, 44km ao sul de Chaitén. A moderna estrutura da ponte, que chega a 250m de extensão, é a primeira do país no gênero e constitui um marco avançado na Engenharia Nacional do governo militar da época. Faz parte de uma das rodovias mais míticas do mundo, a Carretera Austral. Está localizada em meio a um cenário incomparável, aos pés das montanhas do norte da Patagônia e à vista de inúmeros acidentes fluviais, em uma área de extrema vegetação.