Chile Chico

ALT 215 m, POB 4.865 hab, COYHAIQUE 154 km

ATRAÇÕES:

Pedra solitária no meio de um pampa, que vai crescendo em altura à medida que se avança em direção a ela. Cercada apenas por coirones (tipo de planta caracterítico da região), foi polida pela erosão do vento ao longo dos anos e atinge uma altura de cerca de 40m. Todo o entorno do local apresenta formações rochosas e é comum avistar manadas de guanacos e outros animais da estepe. A caminhada até a pedra começa no Km 25 da estrada que vai da cidade até a Reserva Nacional Lago Jeinimeni. Segue-se pela Ruta a oeste, passando pela Quebrada Piedra Clavada numa área de estepe. Após a entrada na Reserva, há um percurso de aproximadamente 2h de caminhada leve. Fica a 29km da cidade.
Possui uma área de 451ha, e ao contrário da maioria dos lagos e lagoas existentes na Região, geralmente rodeados por canais rochosos, este lago é rodeado por uma praia de areia misturada com cascalho, que se confunde com um prado macio de pastagens cobertas por renovos de silhueta delgada. Durante milhões de anos, o derretimentos das geleiras e neves dos cumes do Cordón Chacabuco deram origem a numerosos vales cobertos de vegetação e rodeados por encostas rochosas íngremes de diferentes cores e formas. Fica a 57km da cidade.
É caracterizado por suas formações rochosas de tons avermelhados, repletas de buracos, areias brancas e penhascos íngremes. Surgiu em decorrência da força do vento que erodiu suas rochas, deixando cristas coloridas pontiagudas. O rio Jeinimeni bordeia o caminho, que passa em meio a estranhas formações rochosas e circula pela área de fronteira com a Argentina. Pode ser um excelente lugar para pescar, acampar ou simplesmente observar a vida selvagem. No vale encontra-se a famosa "Cueva de las Manos", manifestações da arte rupestre patagônica com mais de 10.000 anos, uma das mais antigas da América do Sul. Fica a 27km da cidade.