Punta Arenas

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 34 m, POB 123.403 hab, SANTIAGO 2.990 km

É a capital da Região e, extraoficialmente, da chamada “Patagônia Meridional”. Sua localização geográfica a torna um ponto estratégico, tanto política e historicamente, como no turismo e na economia. É um porto interoceânico que se projeta como porta de entrada mundial para o continente antártico, já que mais de 15 países a ocupam como porto base e pelo menos 25 países solicitam seus serviços antárticos. Está localizada entre as duas maiores reservas de água doce do mundo, a Antártica e os Campos de Gelo do Sul. Atualmente, se posiciona como uma das capitais regionais com melhor índice de qualidade de vida e a segunda maior renda per capita do país.

ATRAÇÕES:

Lugar de onde se tem uma vista panorâmica da cidade, seus telhados coloridos, a majestosidade do Estreito de Magalhães e por trás a Tierra del Fuego. Além disso, é reconhecido mundialmente como um local icônico para capturar belas imagens do nascer e do pôr do sol. Para chegar lá a partir da Plaza de Armas, são 4 quarteirões seguindo pela calle Monseñor Jose Fagnano até suas escadarias.

Almte. Manuel Señoret, 1012.
Tem 30m de comprimento e 12 figuras que a compõem, numa grande homenagem ao fiel guardião da riqueza pecuária da região. Representa um pastor suportando o vento dos pampas, com as rédeas de seu cavalo em uma mão e na outra um chicote para guiar suas ovelhas. Está localizado no canteiro central da Av. Presidente Manuel Bulnes.
Constitui-se numa amostra de edifícios patrimoniais que incluem máquinas e ferramentas antigas, que fazem parte de um Museu Aberto, de elevada vocação e identidade regional. Possui 8 edifícios históricos de madeira; 40 veículos e meios de transporte antigos de valor histórico incalculável, máquinas e inúmeras ferramentas, principalmente associadas ao trabalho da pecuária e das petroleiras.

Av. Presidente Manuel Bulnes, 01890
Horário: Segunda a sexta 8h30/12h e 14h30/18h30, sábado 8h30/12h30. CLP$2000.
Possui várias salas sobre História Naval; Arturo Prat, Intereses Marítimos Regionais, antigo estaleiro seco dos Irmãos Bonacic e Videoteca, além de um salão náutico. Mantém uma amostra histórica das Forças Armadas do Chile no processo de colonização do território de Magallanes y Antártica Chilena.

Presidente Pedro Montt, 981
Horário: Terça a sábado, 9h30/12h30. CLP$2000.
Exibe uma réplica em tamanho real do primeiro navio a dar a volta ao mundo: a Nao Victoria de Fernando de Magallanes. Desde 2011, foram incorporadas ao museu réplicas de embarcações importantes para a história da Região, como o HMS Beagle, o James Caird e a escuna Ancud. Também estão em exibição réplicas de antigas armas e ferramentas de navegação, cópias de documentos e livros relacionados a navios históricos e uma oficina de carpintaria ao ar livre às margens do rio.

Ruta Y-565, Km 7,5 norte, sitio 2A, 9km
Horário: Diariamente, 9h/18h. CLP$4000.
É uma área protegida local que abriga importantes recursos naturais e culturais. Possui 2 setores, cada um com seu próprio acesso independente, ao qual se pode chegar escolhendo o caminho correto na “Rotonda de la Mitad de Chile”. Neste ponto também se encontra a estrada que continua até San Juan e Faro San Isidro. No Parque, é possível visitar o Fuerte Bulnes. Deve-se seguir as placas de sinalização até chegar a Portaria Los Torreones, que é o acesso ao Setor Fuerte Bulnes e Punta Santa Ana. A poucos passos do forte, está o mirante panorâmico de onde se avista o Estreito de Magalhães ao fundo. O ticket de entrada permite o acesso a todos os locais de interesse. Isso inclui o Museo del Estrecho, o Fuerte Bulnes e as trilhas Sendero de la Costa e del Bosque del Viento. O Museu possui réplicas em miniatura de barcos que se aventuraram por este lugar ao longo da história. No final da trilha Bosque del Viento está o Mirador del Estrecho.

Acesso pela Ruta 9, 52km
Horário: Quarta a domingo, 10h/17h45. CLP$9000.

Fuerte Bulnes

É uma reconstrução histórica, que revive o lugar onde se estabeleceu o primeiro povoado patagônico que se apossou do Estreito e das terras circunvizinhas (1843). Situa-se sobre o morro rochoso de Punta Santa Ana, que domina o Estreito. Neste local é possível admirar a flora e fauna e encontrar uma grande variedade de pássaros.

Ruta 9 Sur, Km 53, 56km
Horário: Diariamente, 12h/16h/17h30 (Out/Mar). CLP$16000.
Loja-Museu na famosa Esquina del Remate. Com decoração temática, é a mais tradicional loja de antiguidades e funciona num prédio de 1914. Dispõe de antiguidades, exibindo móveis, câmeras fotográficas, garrafas, livros da Patagônia, malas de madeira, revistas, telefones e souvenirs do fim do mundo.

Lautaro Navarro, 894
Horário: Segunda a sexta 9h30/12h45 e 15h15/19h30, sábado 9h/13h.