Colonia del Sacramento

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 35 m, POB 26.231 hab, MONTEVIDEO 180 km

Fundada em 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII, a área onde localiza-se a fundação portuguesa faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Hoje, é um dos destinos mais visitados no Uruguay. O casario colorido, suas ruas de pedra repletas de carros antigos e a linda vista do rio da Prata, constituem seu principal atrativo.

ATRAÇÕES:

Possui 250m² em forma de caverna e conta com 12 expositores, onde podem ser observados peixes de espécies encontradas nos rios da região.

Virrey Ceballos, 236
Horário: Quarta a segunda, 14h/18h. $U60.
Construído em 1857, é uma torre circular de alvenaria branca com cúpula e listras radiais brancas e vermelhas. Tem 26m de altura e emite 2 flashes vermelhos a cada 9 segundos. Do alto, oferece uma bela vista do rio e da cidade.

De San Francisco
Horário: Diariamente, 10h/12h30 e 14h30/18h30. $U25.
Construção portuguesa da primeira metade do século XVIII com telhado em 4 águas de madeira e telhas. Seus muros exteriores são de pedra e adobe. Exibe o escudo original da Puerta de Campo, mobiliário português, armamento, artesanato popular e reproduções de cartografias dos séculos XVI e XVII.

Enriquez de la Peña, 180
Horário: Diariamente, 11h15/16h15. $U50.
É um parque e residência de descanso do presidente do Uruguay, ocupando uma área de 1.369ha sobre a margem esquerda do rio San Juan, em sua foz no rio de la Plata. Foi doado ao estado uruguaio pelo fazendeiro argentino Aarón de Anchorena. As visitas guiadas começam no Centro de Visitantes com explicações sobre a parte histórica, valores e cuidados da área. Dentro deste magnífico marco natural se destacam várias edificações do início do século XX, que foram construídas com blocos de pedras extraídas do lugar, tais como a capela e a atual residência presidencial. Porém, a de maior valor arquitetônico é a Torre Monumental de 75m de altura, inaugurada em 1927 em homenagem ao navegador Sebastián Gaboto. Uma escada em caracol de 320 degraus leva a 2 mirantes, e onde se tem uma vista panorâmica de grande beleza.

Ruta 21, Km 197,5, a 30km do centro
Horário: Quinta a domingo, 14h/15h. $U50.
É a única arena de touros que se mantém no país. Inaugurada em 1910, foi construída no estilo mudejar (muçulmano), muito parecida com as arenas da Espanha, com arcos e detalhes em circunferência. Atualmente está abandonada. Acesso pela Rambla de las Americas e rua Juan Manuel Caballero, a 5km do centro.
Portão de pedra com uma ponte levadiça de madeira sobre um fosso, construída em 1745 junto ao muro de pedras de grande espessura, para dar maior segurança à cidadela. Liga a antiga fortaleza ao bairro histórico. É o monumento histórico mais famosos e visitado da cidade.

Manuel Lobo, 209.