Concepción

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 12 m, POB 263.574 hab, SANTIAGO 500 km

Sua origem remonta a 1550, quando foi fundada por Pedro de Valdivia. Desde então foi capital do Reino do Chile entre 1565 e 1573, permanecendo como um centro militar e político do reino durante o resto do período colonial chileno. Hoje, exerce um significativo impacto no comércio nacional, pois faz parte de uma das regiões mais industrializadas do país e está entre as três cidades mais populosas do Chile. Concentra sua atividade na área de serviços e funciona como o centro financeiro de toda a região. O Aeropuerto Internacional Carriel Sur, localizado em Talcahuano, recebe voos domésticos de todo o país, bem como voos internacionais esporádicos quando os aviões não conseguem pousar em Santiago por motivos climáticos.

ATRAÇÕES:

Reúne a coleção de pintura chilena mais completa do país, composta por obras de diversas épocas que hoje somam mais de 1.800 obras. Uma de suas principais atrações está em seu hall de entrada: o famoso mural Presencia de América Latina, pintado em 1964 pelo artista mexicano Jorge González Camarena.

Av. Chacabuco 1343
Horário: Terça a sexta 10h/18h, sábado e domingo 11h/18h. Gratuito.
Situado no Parque Metropolitano Cerro Caracol, estende-se por cerca de 1.200ha de vegetação variada e abundante, com uma altura máxima de 250m. Possui várias trilhas e caminhos que permitem passeios a pé e de bicicleta. Na subida do morro há vários mirantes de onde se avista a cidade. Numa parte do morro fica o Mirador Alemán, única Torre Bismarck construída em toda a América, feita em homenagem ao chanceler alemão Otto von Bismarck e aos combatentes tombados no Chile e na Alemanha.
Conta com uma sala de exposições e uma mostra permanente de 16 dioramas feitos por Zerreitug (nome artístico de Rodolfo Gutiérrez) sobre a história de Concepción, de sua conurbação chamada Gran Concepción e da região de Biobío. Em suas instalações também acontecem exposições de artesanatos, instrumentos, roupas e utensílios da cultura Mapuche.

Calle Hospicio, #40
Horário: Terça a domingo, 11h/19h. Gratuito.
É o maior corpo de água superficial da comuna, com uma área de 58.950m² e um volume de 300.135m³. Está a 80m acima do nível do mar e tem uma profundidade máxima de 8m. Em sua margem oeste está o Parque Laguna las Tres Pascualas, que limita-se com a Avenida Paicaví e com o Campus Tres Pascualas da Universidade de San Sebastián, no Setor Barrio Norte.
É uma área verde de forma triangular que abriga um pequeno parque temático, chamado Parque Jurásico. Destacam-se as obras realistas do escultor chileno Jorge Barba López que reproduzem diversos dinossauros em tamanho real e conta com jogos e atrações relacionadas a diferentes dinossauros do mundo.