Santarém

ALT 43 m, POP 302.667 hab, BELÉM 1.374 km

Fundada em 1661, é uma das cidades mais antigas da região Amazônica e o segundo maior aglomerado urbano do estado do Pará. Sua economia está ligada, principalmente, aos setores de serviços e comércio, mas também ao extrativismo e à indústria. Cercada pelas águas cristalinas do rio Tapajós, tem mais de 100km de praias, entre as quais, Alter do Chão, escolhida pelo jornal inglês “The Guardian” como a praia fluvial mais bonita do mundo.

ATRAÇÃO:

Abriga uma das mais bonitas praias de água doce do mundo. Banhadas pelas águas cristalinas de tom esverdeado do rio Tapajós, surgem belas praias de areias brancas (entre agosto e fevereiro), com destaque para a Ilha do Amor. Fica no distrito de Alter do Chão, acesso pela Rodovia PA-457, 37km da cidade.

ARREDORES:

Belterra

ALT 152 m, POP 17.624 hab, SANTARÉM 96 km

ATRAÇÃO:

Praia de areias brancas banhada pelo rio Tapajós, compondo um cenário paradisíaco. Possui águas mornas devido ao rio, mas também geladas provenientes do igarapé Encantado, que deságua numa de suas pontas. Conta com infraestrutura de restaurantes e pousadas, além de trilha e passeios de canoa. Está localizada a 54km de Santarém e a 65km de Belterra, com acesso pela Rodovia BR-163.