Barrancabermeja

ALT 75 m, POB 210.729 hab, BUCARAMANGA 115 km

É sede da maior refinaria de petróleo do país e a maior cidade da região do Médio Magdalena. Por ter uma artéria fluvial de grande relevância nacional como o rio Magdalena, possui um terminal portuário multimodal que diversificou a economia e através do qual, é possível levar cargas secas e líquidas para diversos locais do país e até do mundo.

ATRAÇÕES:

Escultura localizada na lagoa artificial Miramar, em frente ao calçadão que a margeia. Inaugurado em 1995, foi doado pela Ecopetrol S.A para embelezar a cidade. Com 26m de altura e 20 toneladas de peso, foi projetada por Fernando Fernández, operário da petroleira, e construída em conjunto com outros 20 operários. O artista definiu sua obra como "um Cristo ressuscitado, que tem os doze apóstolos a seus pés e cuja função é abençoar Barrancabermeja e dar vida à lagoa".
Acervo relacionado à história da extração de petróleo na região do Médio Magdalena, desde os anos 1920 até os dias atuais. Exibe 13 das máquinas que foram utilizadas nos primeiros anos de exploração de petróleo, nos campos de El Centro e Casabe, além de fotografias e ilustrações do processo de exploração, produção e refinação de petróleo. Está localizado no bairro El Centro, a 14km.

Horário: Segunda a sábado, 8h/16h.