Mar del Plata

ALT 38 m, POB 614.300 hab, LA PLATA 370 km

O famoso balneário é a segunda cidade turística mais importante do país depois de Buenos Aires. Na época do verão sua população chega a aumentar em mais de 300%. Entre a grande variedade de indústrias, também se destacam as derivadas da horticultura, a construção, a metalúrgica e a mecânica. A cidade tem um dos principais portos do país e uma base naval submarina. Magníficas praias, amplas baías, imponentes falésias e bosques se alternam ao longo de 47 km de costa. Serras, campos ondulados, arvoredos, lagoas, riachos e pedreiras formam paisagens rurais de grande beleza.

ATRAÇÕES:

É considerada uma das residências mais importantes do século XX, que pela originalidade e perfeição construtiva, é estudada em todo o mundo. A obra é um estúdio musical, enquadrado no Movimento Moderno, que também inclui um pavilhão de serviço e garagem. A casa está localizada em um contexto excepcional, um terreno atravessado pelo leito de um córrego (arroyo Las Chacras), concretizando a união de suas duas margens. O parque enriquecido por carvalhos europeus, preserva aspectos da paisagem selvagem do Pampa.

Quintana 3998 esq. com Funes
Horário: Segunda a sábado, 9h/13h. Gratuito.
Espaço cultural com mais de 7.000m², expõe mostras de arte permanentes e temporárias com ênfase ao Pop Art argentino.

Av. Félix U. Camet, s/n
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta 9h/17h, sábado e domingo 12h/20h.
Gratuito.
Acervo com mobiliário original do edifício em estilo art nouveau, francês e neogótico, construído em 1909 para a família Ortiz Basualdo. Podem ser visitados diferentes ambientes: oratório, salas de música e leitura, copa, banheiro, elevador, dormitórios e outros, além das obras de Juan Carlos Castagnino: pinturas, desenhos, fotografias e objetos pessoais.

Av. Colón 1189, Punta Piedras
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta 11h/17h, sábado e domingo 15h/19h. AR$10.
Possui 3 salas de exposições, mostrando a história e a evolução da armada submarina argentina, através de documentos, fotografias, peças de embarcações, armamentos, etc. Na Sala Armada Argentina, entre os objetos mais importantes, estão as maquetes de navios históricos, um mini submarino Charriot de uso em mergulho tático, um bote salva-vidas e um torpedo SST-4, além de uma grande coleção de escudos heráldicos da Marinha Argentina e outras. A Sala Submarinos Argentinos reúne fotografias e diversos elementos históricos das 5 gerações dos submarinos argentinos e a Sala de Mergulho expõe diferentes tipos de equipamentos.

Escollera Norte - Playa Grande
Horário: Terça a sexta 8h/19h, sábado e domingo 14h/19h. AR$2.
  • playas

Acantilados 

Situada no extremo sul da cidade, é muito tranquila. Tem mar calmo devido aos molhes de frente à praia, ideal para banhos. Para chegar na praia é preciso descer das falésias por uma escadaria alta. Fica a 17km.

La Perla 

Esta praia abriga o emblemático Complejo Rambla La Perla, uma obra do arquiteto Clorindo Testa, que se constitui numa construção linear que liga 5 balneários, seguindo as linhas ondulantes da paisagem natural. É uma intervenção urbana que promove a ligação da cidade com a praia através de uma extensa e alta calçada, como uma sacada diante do mar. É uma das praias mais movimentadas da cidade.

Varese 

Pequena área abrigada por um píer que cria um espelho de água ideal para práticas esportivas. Emoldurado pelo belo Paseo Jesús de Galíndez, é levemente inclinada e tem águas calmas. Conta com boa infraestrutura e variados estabelecimentos gastronômicos que permitem desfrutar da vista durante o ano todo.

Paseo Jesús de Galíndez esq. com Av. Colón.
Inaugurada em 1943, o mirante no terraço está a 75m de altura e descortina uma bela vista panorâmica que alcança não somente o mar, mas também as serras nos arredores da cidade.

Falucho, 995 esq. com Mendoza
Horário: Segunda a sexta, 8h/14h45. Gratuito.
Inaugurado em 1904, é um dos símbolos da costa marplatense e foi remodelado em 1929. Funcionam no edifício uma confeitaria, um restaurante, as instalações do balneário, sala de exposições e um mirante.

Paseo Jesús de Galíndez, s/n.