Encarnación

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 91 m, POB 136.308 hab, ASUNCIÓN 363 km

Fundada em 1615 como uma missão guarani pelo jesuíta Roque González de Santa Cruz, está localizada sobre a margem direita do rio Paraná. Limita-se com a República Argentina, sendo um importante polo comercial fronteiriço. Mantém um forte vínculo e influência com a vizinha argentina Posadas, com a qual está conectada através da Puente San Roque González de Santa Cruz. Por seu aglomerado urbano, economia expressiva e posição geopolítica, é a terceira cidade mais importante do país. A cidade tem um traçado urbano simétrico na área central, similar a um tabuleiro de xadrez. Fora do centro, conta com locais de recreação, espaços verdes, praias, uma bela avenida beira-rio, assim como mercados e feiras permanentes.

ATRAÇÕES:

Inaugurada em 2011, margeia o rio Paraná. Com 8,7km de extensão, está situada em frente à Costanera da cidade vizinha de Posadas. Nela se encontra a Playa San José, assim como os edifícios históricos dos antigos Silo y Molino San José. Além disso, conta com inúmeros estabelecimentos gastronômicos, playgrounds e áreas para exercícios, banheiros, centros de informação turística e caixas automáticos.

Mirador San José 

É um mirante circular de 20m de diâmetro, que permite avançar rio adentro sobre as águas do Paraná. Está numa área de 300m² e oferece uma linda vista do horizonte do rio. É o lugar ideal para contemplar o por-do-sol, além de proporcionar uma visão de toda a cidade, da praia e dos antigos Silo y Molino Harinero San José.

Playa San José

Com 700m de extensão, é um excelente lugar para contemplar o por-do-sol, praticar esportes, tanto de praia como aquáticos, e aproveitar o sol com a família ou amigos. Conta com banheiros, caixas automáticos, centro de atenção ao turista, serviço de limpeza permanente, canchas de futebol e vôlei de praia e vários pontos gastronômicos. Também oferece salva-vidas e linhas de boias que sinalizam os espaços autorizados para banhos e utilização de embarcações.

Réplica de la Estación de Ferrocarril

A velha estação ferroviária construída no início do século XX foi um marco do desenvolvimento econômico e social da região. Marcava o extremo da linha férrea que vinha de Asunción e também serviu como uma importante conexão com a Argentina. Devido aos trabalhos da Entidad Binacional Yacyretá, foi demolida e reconstruída utilizando-se boa parte de materiais antigos. Abriga o Museo Memoria Viva, que conta com 20.000 fotografias da antiga Encarnación, do seu processo de transformação e modernização e da passagem de um ciclone em 1926. Também expõem antigas câmeras fotográficas, máquinas de escrever e outros objetos (Horário: Segunda a sexta, 7h30/13h, domingo, 14h/18h).

Av. Gaspar Rodríguez de Francia com Costanera República del Paraguay, a poucos metros da Playa San José.

Silo y Molino San José

O antigo Silo é um ícone histórico da cidade. Junto com o Molino (moinho) formava parte do sistema de produção da antiga indústria La Fabril Paraguaya S/A. Por meio da linha ferroviária, era realizado o transporte de grãos já industrializados para outros pontos do país. Sua implicação na economia local e nacional foi de grande importância durante boa parte do século XX.
Está situado a poucos metros da aduana paraguaia, que é o ponto de acesso entre as cidades de Encarnación e Posadas (Argentina), através da Puente Internacional San Roque González de Santa Cruz. Entre os produtos que são de maior interesse por suas ofertas atrativas estão os eletrônicos, roupas de vestuário, bazar, mercearia, brinquedos, móveis, perfumes e autopeças. Além dos novos shoppings e galerias comerciais, é um centro financeiro, contando com bancos, cooperativas e casas de câmbio.
Aprazível e pitoresco local para descanso e ponto de encontro de moradores da vizinhança. Seu nome se deve pelo fato de, quando ainda estava abandonado, ter sido muito utilizado por casais de namorados de uma escola próxima, que se encontravam às escondidas no lugar. Hoje, balões de ar quente, o antigo cais de Encarnación e uma longa lista de desenhos e significados enfeitam o local. 

Rio Yhaguy, bairro San Pedro.
Principal praça da cidade, nasceu quase no mesmo tempo. É um espaço de recreação e emblemático ponto de encontro da população. Atualmente, conta com vários passeios, monumentos, área de brinquedos infantis, espelhos d'água e uma grande esplanada central, sede frequente de eventos culturais e manifestações dos cidadãos. Sua abundância de flores, árvores e todo o tipo de vegetação nativa, fazem dela um local muito apreciado para visitas.