Campana

ALT 20 m, POB 92.400 hab, LA PLATA 139 km

Conhecida como o berço do primeiro automóvel argentino, a cidade fica à direita do rio Paraná de las Palmas. Com características eminentemente industriais, abriga várias fábricas importantes. O traçado da cidade se caracteriza por suas vias diagonais, muito semelhante ao da cidade de La Plata, a capital da província.

ATRAÇÕES:

Descoberto em 2021, tem 118m de diâmetro, assenta-se sobre uma superfície de água um pouco maior e suas margens planas formam um círculo perfeito. Sua água é incrivelmente clara e fria. A ilha tem a mesma forma circular do lago e ocupa cerca de quatro quintos da superfície do corpo d'água. Vista de cima, lembra uma meia-lua ou um olho. O mais curioso de tudo é que a ilha se move, girando em seu eixo com movimentos no sentido horário. Há séculos, o lugar foi um assentamento de Querandíes e suas marcas ainda persistem. Nas margens do rio Luján, subindo em direção ao Ojo, restos de cerâmica indígena podem ser vistos no barro. Ali existiam cemitérios indígenas, hoje crescem cardos sobre antigas sepulturas. Tem partes do campo onde o gado não quer pastar. E há também barcos abandonados, como um imenso cargueiro da década de 1930, que por algum motivo misterioso acabou encalhado nos pântanos do Delta, nas margens de um rio com trechos que não passam de 15m de largura e 50cm de profundidade. O terreno ao redor do Ojo é composto por pântanos. Nenhum veículo consegue se aproximar a menos de 2km. A partir daí, há apenas uma difícil travessia que inclui mergulho e nado. Encontra-se a 15km da cidade de Campana.
Homenageia o construtor do primeiro automóvel fabricado na Argentina. O carro, mais conhecido como Mata Perros (Mata Cachorros), foi construído pelo espanhol Manuel Iglesias entre os anos de 1903 e 1907, e é a estrela do museu. Além deste veículo, o acervo é composto por uma coleção de carros antigos de origem americana e européia desde os anos 20, caminhões antigos, motocicletas, motores antigos e murais fotográficos.

Boulevar Dellepiane 537
Horário: Segunda a sexta 7h/19h, sábados e domingos 10h30/13h e 14h/19h. Gratuito.