Dosquebradas

ALT 1.460 m, POB 204.737 hab, PEREIRA 4 km

Município contíguo à capital do departamento, Pereira, com a qual se comunica através do Viaducto César Gaviria Trujillo. É a segunda cidade do departamento em nível populacional, integrando a Área Metropolitana do Centro-Oeste. É um dos principais polos industriais da Região Cafeeira.

ATRAÇÕES:

O Parque Natural Regional da Serranía Alto del Nudo é uma reserva natural criada em 1992 para proteger a parte alta das bacias que abastecem os reservatórios da região. Possui 4 mirantes com visão de 360 graus, construídos em estrutura metálica com superfície Biodeck, com bancos, pérgulas e visor panorâmico. Além de desfrutar das belas paisagens, o visitante pode praticar observação de pássaros, turismo de natureza, turismo de aventura, caminhadas e montanhismo. Fica a 13km do centro.
É a primeira deste tipo na América Latina e faz parte da Autopista del Café. Da estrada paralela é possível ver como faz um círculo quase completo na montanha até atingir os 35m de altura. É parte do Par Vial que tem um total de 3,5km, dos quais 125m são de túneis e 500m de ponte. Fica a 7km da cidade, sentido a Santa Rosa de Cabal.