Las Ovejas

ALT 1.253 m, POB 1.316 hab, NEUQUÉN 502 km

ATRAÇÕES:

Bela queda d'água com aproximadamente 40m de altura, formada pelo arroyo La Fragua, afluente do rio Neuquén. Seu nome se deve à semelhança com uma fragua (fornalha de ferreiro). O som da água ao bater sobre a rocha junto com o efeito do vapor produzido, lembram os de uma fragua. Para chegar até a cachoeira é preciso percorrer uma trilha moderada (300m, 15min).

Acesso pela Ruta Provincial 54, sentido Pichi Neuquén, a 3km da localidade de Manzano Amargo e a 37,5km da cidade.
Estrategicamente localizado num penhasco de cerca de 1.000m de altura, conta com 6 mirantes unidos por uma passarela de madeira, num percurso de 130m com escadarias que facilitam a circulação. Através de cada uma de suas estações é possível apreciar a vista panorâmica de inigualável beleza, como o Volcán Domuyo (4.709m), a Cordillera del Viento e os Andes com seus picos de diferentes tonalidades e seus cumes nevados, além do emaranhado curso do rio Neuquén.

Ruta Provincial 43, 6km ao norte da cidade.
É um extenso sítio arqueológico no qual se encontram 600 rochas esculpidas com figuras simbólicas e desenhos abstratos, cientificamente denominados "petroglifos", típicos da época pré-histórica e dos povos primitivos. É uma das coleções mais importantes da arte rupestre Pehuenche, na Patagônia. O local está sobre a chamada Cordillera del Viento, a 2.000m acima do nível do mar, entre Butalón e Varvarco, a 8km da Ruta Provincial 39 ao longo de uma estrada de terra. O desvio sinalizado fica a 9km ao sul de Varvarco, na Escuela Colo Michi-Co. O início da trilha fica a 28km de Las Ovejas. Necessário acompanhamento de um guia.
Dentro da Área Natural Protegida do Sistema Domuyo estão as termas do vulcão. São grande poços naturais em meio a um riacho de águas quentes, que se mantém em seu estado natural. Na região também conhecida como Los Tachos, existem 18 vertentes e 2 riachos com temperaturas entre 40° e 90°C. Essas águas termais são famosas por suas propriedades curativas em tratamentos de artrites reumatoides, fibroses, alergias, hepatite e infecções urinárias. Uma combinação de gêiseres, pequenas panelas e fumarolas oferece uma imagem de particular beleza. A área do vulcão onde se encontram as termas tem acesso livre e gratuito. Acesso pela Ruta Provincial 43 em direção à localidade de Varvarco, a 57km da cidade.