ALT 407 m, POP 129.612 hab, RIO DE JANEIRO 167 km
Historicamente, é uma das cidades mais valiosas do país, remanescente da época do Brasil Colônia. É o município mais antigo da região, tendo originado entre os séculos XIX e XX, os demais municípios do Vale do Paraíba Fluminense. Importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear e turístico, abriga o segundo maior complexo militar do mundo e o maior da América Latina, a Academia Militar das Agulhas Negras.
ATRAÇÃO:
Visconde de Mauá
Distrito de colonização alemã, com paisagem alpina, rios cristalinos e locais para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain bike. A localidade conta com uma boa rede hoteleira e vários restaurantes, atraindo muitos visitantes que chegam em busca de suas belezas naturais. Está localizado a 38km do centro, com acesso pela Rodovia RJ-163.
Formada pelo rio Preto, é a maior cachoeira do estado em extensão, com uma corredeira de 200m. Está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Natural. Acesso pela Estrada de Campo Alegre, a 35km do distrito.
A queda, com cerca de 30m de altura formada pelo rio Santa Clara, desliza por um paredão rochoso. É uma das mais altas da região, com uma grande piscina natural de águas cristalinas e cercada de mata por todos os lados. Acesso pela Estrada Mauá-Maringá, a 10km do distrito.
Um tobogã natural formado pela cachoeira, com 20m de queda, por onde os visitantes deslizam até mergulhar num poço de águas geladas. Acesso pela Estrada Mauá-Maringá, a 12km do distrito.
Localizada entre as montanhas, tem 120m de altura e é formada pelo rio Grande. Fica numa propriedade particular, podendo apenas ser apreciada de longe. Pertence no município de Bocaina de Minas (MG). Acesso pela Estrada Mauá-Mirantão, a 29km do distrito.
Uma sequência de 9 quedas d’água, num percurso de 1,5km pela mata com muitas subidas, onde se avistam pássaros e borboletas de todo tipo. Cada cachoeira tem seu atrativo próprio com poços e piscinas naturais, porém a última do roteiro é a maior de todas, com mais de 50m de queda. Acesso por trilhas fáceis (3km, ida e volta). Pertence no município de Bocaina de Minas (MG). Estrada Mauá-Mirantão, Km 10 (Sítio Cachoeiras do Alcantilado), 8km Horário: Diariamente, 8h/16h. R$20.