Puyuhuapi

ALT 12 m, POB 535 hab, COYHAIQUE 233 km

ATRAÇÕES:

É um dos parques naturais mais emblemáticos da Patagônia, contendo algumas das áreas menos alteradas pela humanidade na região. Possui uma geografia acidentada, exuberantes florestas, cachoeiras, fiordes e rios, o que o tornou uma importante atração turística na região. Um elemento que caracteriza este parque é a presença de montes nevados, sendo o mais conhecido o chamado Ventisquero Colgante. No parque a vegetação é abundante. As partes altas são cobertas principalmente por florestas de coigüe de Magallanes e lenga, sempre acompanhadas de musgos e fungos. Nas partes mais baixas concentram-se os ciprestes das Guaitecas e os tepúes. Além disso, nalcas chamam a atenção, por serem grandes. A população animal do parque concentra-se numa grande variedade de aves, principalmente aquáticas. Em lagos e lagoas podem ser vistos cisnes de pescoço preto, caiquenes e garças. Nas florestas avistam-se bandurrias, queltehues e rolas. Mamíferos residentes, como o pudu e o güiña, dificilmente se avistam, pois se escondem na densa vegetação. Outros, como as nutria abundam nas águas, tornando-os mais fáceis de ver.

Horário: Quarta a domingo, 9h/13h30 (saída 17h30). Restrição de capacidade (100 pessoas para os setores Ventisquero e Angostura). Trilha do Bosque Encantado fechada por determinação da Sernageomin. Fica a 21km. CLP$8200.

Cascada de Ventisquero Colgante

Um triângulo de neve comprimida que cai pelo degelo, formando uma cachoeira gelada que se derrama entre as pedras negras, marcada por sulcos profundos, em meio às cadeias de montanhas. Em qualquer época do ano, suas águas geladas caem em forma de cascata. Essa geleira suspensa é a grande atração do Parque Nacional Queulat. A 200m de distância do seu ponto de partida fica um mirante panorâmico. De lá, pode ser apreciada toda a beleza da geleira suspensa e das majestosas quedas d’água. A trilha completa (nível moderado, 7km ida/volta, 4h) tem um ganho de altitude de 260m. Fica a 23km da localidade.

Laguna Témpanos

Deslumbrante lagoa de uma impressionante coloração verde intenso, formada pela belíssima Cascada de Ventisquero Colgante. Uma ponte suspensa faz a ligação dela com as margens do rio Vestiquero, formado por suas águas cristalinas. O caminho que leva à lagoa é uma das excursões mais fáceis para avistar uma geleira suspensa na Carretera Austral. Com cerca de 650m, este percurso leva a um belíssimo mirante que permite ver em todo o seu esplendor tanto a cachoeira como a lagoa. Durante o verão, podem ser realizados passeios de barco (CLP$6000).

Salto Padre García ★★

Queda d'água de mais de 30m de altura. Acesso por uma trilha localizada no início norte da Cuesta Queulat, junto a Carretera Austral. Esse pequeno caminho desce cerca de 150m, sendo possível ouvir a força da água cada vez mais perto, até encontrar a bela cascata em meio ao verde. Diz a lenda que o jesuíta José García entrou no interior do rio Queulat em busca da cidade dos Césares e encontrou a cachoeira que hoje leva seu nome. Está localizada no Setor Portezuelo, a 42km da localidade.
Suas fontes termais contam com 3 áreas ao ar livre nas margens de um fiorde que permitem desfrutar de um banho refrescante em meio a uma paisagem espetacular. O complexo termal possui modernas instalações, construídas com madeira da própria região para manter a harmonia com a natureza ao redor. Conta com piscinas cobertas e banheiras de hidromassagem, além de oferecer uma grande variedade de tratamentos naturais. Ali é possível desfrutar da talassoterapia, que combina algas marinhas e água do mar com propriedades esfoliantes e relaxantes. Suas águas hipotermais (até 85°C), são bicarbonatadas, com forte mineralização e presença de cloretos e sulfatos, magnésio, cromo e zinco. São indicadas para reumatismo, artrite, doenças articulares e doenças da pele. Está localizada a 7km da cidade.