ALT 1.186 m, POP 168.641 hab, BELO HORIZONTE 447 km
Sua história começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, no século XVII, encontradas às bordas uma caldeira vulcânica formada a 90 milhões de anos. Suas águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela sua prosperidade desde os seus primórdios. Parte considerável das atividades econômicas do município gira em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais.
ATRAÇÕES:
Situada no Ribeirão das Antas, é formada por 3 quedas d’água, sendo que a principal possui 10m de altura por 15m de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. Está localizada dentro do Complexo Turístico Véu das Noivas, onde a paisagem é composta por mata ciliar e rochas. No local, há um trenzinho que realiza passeios (R$4) nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais. Também conta com uma feira de artesanato que funciona no antigo restaurante. Av. João Pinheiro, s/n Horário: Diariamente, 7h/17h30h. Gratuito.
É um dos lindos cartões postais da cidade. Além das quedas d'água que se precipitam a mais de 50m de altura entre vegetação primitiva, o visitante também pode passear pela barragem da usina hidrelétrica, inaugurada em 1898, que a tornou uma das primeiras cidades do país a gerar a própria energia elétrica. No espaço há vários pontos para contemplação da paisagem. É possível passear pelas ruínas da primeira usina, um local muito charmoso em meio à natureza. R. Silvio Monteiro dos Santos, s/n - Vale das Antas Horário: Diariamente, 7h30/17h30. Gratuito.
Único do gênero no país, está localizado numa das salas das Thermas Antônio Carlos, junto à biblioteca. Foi inaugurado em 1991 durante as comemorações dos 60 anos do balneário. A exposição é composta por objetos antigos das Thermas, utilizados para tratamentos crenoterápicos e fisioterápicos, além de peças doadas por terceiros. Rua Junqueira, s/n - Centro Horário: Terça a sábado 8h/18h30, domingo 8h/11h30. Gratuito.
Possui uma área de 253ha, sendo considerado o maior patrimônio ecológico da cidade. A mata é importante refúgio da fauna da região, onde já foram observadas na mata algumas espécies de macacos, quati, gato do mato e onça parda. Integra a paisagem urbana da cidade e foi tombado em 1989 como Patrimônio Paisagístico e Monumento Natural do estado. Possui trilhas para caminhadas, pista de paraglider e trilha para prática de down hill. No alto da Serra de São Domingos, a 1.686m, está o Monumento do Cristo Redentor (1958, 30m de altura), que impressiona pelo seu tamanho e beleza. O local também abriga a Pedra Balão, resultado de erosões eólicas e pluviais, que compreende um conjunto de grandes pedras sobrepostas com 10m de altura. O acesso até o Cristo Redentor pode ser feito por estrada asfaltada (início da rua Assis Figueiredo), a pé pelas trilhas ou pelo teleférico (1.500m), que liga o centro da cidade ao alto da serra.
É uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. Está localizado numa vertente da Serra de São Domingos, sendo rodeado por mata nativa. A casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês. O quiosque ou caramanchão Azumaya é uma réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No local há um pequeno lago artificial com carpas coloridas. Pode-se passear por diversos caminhos ladeados por plantas ornamentais e pequenas quedas d'água e conhecer a fonte dos Três Desejos. A área é toda iluminada por lampiões típicos. R. Amapá, s/n - Jardim dos Estados Horário: Diariamente, 8h/17h30h. Gratuito.
Funciona como um zooparque, com mais de 2.000 aves de 200 espécies diferentes. Conta com viveiros de imersão, onde o vistante pode fazer seu passeio dentro dos recintos bem próximo às aves. Trabalha pela preservação por meio de projetos de pesquisa, reprodução e educação ambiental. Conta ainda com a Cafeteria Quero-Quero Café, a ZooLoja e ampla área verde, dispondo de toda a estrutura necessária para um passeio inesquecível. R. Antônio Bortolan, 910 - Bortolan Horário: Terça a domingo, 9h/17h. R$25.