Oeiras

CIDADE HISTÓRICA, ALT 150 m, POP 38.161 hab, TERESINA 282 km

ATRAÇÕES:

  • Casa da Pólvora
Edificação do século XIX erguida sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora. É considerada a única edificação militar do período colonial ainda existente no Piauí. Visitas mediante agendamento prévio no Balcão de Informações Turísticas, que funciona no Solar das 12 Janelas.
Conjunto de 235 imóveis tombado pelo IPHAN em 2012, que se estende por 14 quarteirões no centro da cidade, tendo como marco zero a Praça da Vitória. Entre as construções mais significativas estão: a Casa do Cônego, construída na primeira metade do século XIX; o Cine Teatro, prédio em art decó da década de 1940; a Casa do Visconde da Parnaíba, imóvel do final do século XVIII que foi sede do Governo entre 1823 e 1843; Ponte Grande do Mocha, a mais antiga do estado, construída sobre o riacho da Mocha, em 1846; entre outras.
Exemplo singular da arquitetura civil do século XIX, foi residência do capitão-mor João Nepomuceno de Castelo Branco, seu construtor. Abriga atualmente o Museu de Arte Sacra, com obras dos séculos XVII a XX. Está localizado na Praça das Vitórias.
Residência construída no século XIX, que abriga atualmente a biblioteca pública municipal. Fica na Praça das Vitórias.
%d blogueiros gostam disto: