Copacabana

ALT 3.855 m, POB 14.931 hab, LA PAZ 154 km

ATRAÇÕES:

Situado a noroeste da área urbana, a uma altura aproximada de 120m, é muito íngreme e natureza rochosa. Na trilha de acesso estão localizadas 14 estações da via crucis, que lembram os passos de Jesus em direção à sua crucificação e morte no Gólgota. É uma atração turística que pode ser visitada durante todo o ano por ser um excelente mirante natural, de onde se avista o esplendor do Lago Titicaca e a cidade de Copacabana. A visita ao atrativo pode ocorrer durante o dia até o pôr do sol, mas é preciso tomar precauções no inverno (maio a junho). As atividades que podem ser realizadas são caminhadas e fotografias. Recomenda-se aos turistas subi-lo ao entardecer, quando se pode ver o pôr do sol do seu topo.
É um observatório astronômico pre incaico formado por uma verga de pedra de 2 blocos paralelos, usado para determinar estações, movimentos da lua e prever eclipses. "Pachataka" em aimará significa "lugar onde se mede o tempo”. Foi denominado erroneamente como "Horca del Inca" pelos espanhóis. Está situado no cume do Cerro Kesanani, a aproximadamente 600m ao sul da cidade.

Horário: Diariamente, 8h/18h.
É a maior ilha do Lago Titicaca, com uma área de 14,3km², antes chamada Isla Titicaca. É um local sagrado para os Incas e atualmente está povoada por indígenas de origem quíchua e aimará, que se dedicam ao artesanato e ao pastoreio, sobretudo de ovinos. Conta com muitos sítios arqueológicos em seu perímetro, entre os mais destacados estão o Palacio de Pilkokaina  da época incaica, único por suas características construído com pedras unidas com argamassa de argila; as Escalinatas de Yumani (Escalera Piedra Inca) , escadarias bastante íngremes que datam dos tempos pré-hispânicos e conduzen até a parte alta da ilha, até a cidade de Yumani. Ali está a Fuente del Inca (Fuente de la Juventud) , da época precolombina, com 3 jorros de água.
Exposições distribuídas por 2 andares, reúne têxteis elaborados para poncho e outras vestimentas complementares de povos indígenas de várias regiões do país. A coleção mostra o processo de tecer desde a fiação, o tear, o entrelaçamento de urdiduras ou tramas até chegar ao poncho a partir de uma perspectiva histórico-geográfica.

Baptista, 42
Horário: Quarta a domingo, 10h/17h. BS$15.
Situada às margens do Lago Titicaca, tem 1,5km de extensão. A temperatura de suas águas alcança uma média de 20°C. Considerado o lago com maior altitude do mundo, o Titicaca está a 3.841m acima do nível do mar. Em algumas partes chega a ter 300m de profundidade. Com 8.562km², tem 60% de sua superfície em território peruano.