Gámbita

ALT 1.895 m, POB 5.044 hab, BUCARAMANGA 205 km

ATRAÇÕES:

Cânion profundo originado pelo rio Palermo que atravessa seu leito. Apresenta um aspecto espetacular semelhante ao emblemático Cañón del Chicamocha. É outra das principais atrações do município, muito procurado por turistas que vêm para admirar a bela paisagem. Para visitar este mirante natural é necessário realizar uma subida exigente de quase 2km. A caminhada dura em média 3h, dependendo do ritmo. Fica a 1km da parte alta da Cascada Manto de la Virgen, seguindo a borda da montanha, a 7km da cidade.
Queda d'água de aproximadamente 80m de altura, é uma artéria aquífera que flui com vitalidade e pureza na cordilheira oriental dos Andes. É um manancial multicolorido durante todo o dia, um lindo recanto da natureza. Muito popular para rapel, seu nome deriva da frequente formação de arco-íris, devido ao efeito de prisma e orientação do sol sobre as gotas geradas pela cortina d'água. Fica a 5km da cidade.
São 2 cachoeiras de águas avermelhadas que ao cair com força sobre as rochas, levantam uma densa cortina de fumaça da qual deriva seu nome. A pigmentação da água deve-se à cor que recolhe nos extensos carvalhais que crescem na sua bacia. Fica a 21km da cidade.
  • Cascada los Aviones
É considerada um espetáculo natural graças à sua dupla queda. Na primeira, seus jatos descem cerca de 60m através de uma escadaria rochosa até chegar ao segundo, que mede 15m. Este flui para um poço, ideal para banhos. Esta cachoeira também oferece a possibilidade de praticar rapel e canyoning. Necessário acompanhamento de um guia, visto que seu acesso é difícil e bastante complicado.
É uma sucessão de quedas de uma altura de 500m, cuas águas provêm do riacho La Negra. No inverno recebe tanta água que as rochas ficam completamente cobertas. A subida até lá começa por algumas trilhas ecológicas que exigem bons calçados e motivação suficiente para aproveitar o passeio até a parte superior da imponente cascata. Está localizada a 6km da cidade, na Vereda Chinata, na região conhecida como La Colorada.
Caverna com cerca de 42m de altura e uma extensão de aproximadamente 800m. Oferece uma aventura entre águas, estalactites e estalagmites com um percurso de aproximadamente 3h. Um lugar perfeito para quem quer começar a praticar espeleologia, já que não é tão fechada e não produz claustrofobia. O acesso passa por uma bela floresta de murtas até sua entrada. Fica a 8km da cidade.