Natal

CAPITAL DO ESTADO, ALT 38 m, POP 803.739 hab, BRASÍLIA 2.405 km

Fundada em 1599, às margens do rio Potengi, conta com importantes monumentos, parques, museus e pontos turísticos. Teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942, quando serviu como base estratégica para abastecimento de aviões americanos. A capital potiguar ostenta o título de “Cidade do Sol” por conta de sua elevada luminosidade solar. Com um mercado imobiliário em crescimento, é a mistura perfeita entre lazer, qualidade de vida e oportunidade de negócios.

ATRAÇÕES:

Torre cilíndrica de concreto com 37m de altura, construída entre 1949 a 1951. Possui uma escadaria interna em espiral com 151 degraus. É possível admirá-lo da Via Costeira.

Via Costeira - Mãe Luíza
Horário: Domingo, 14h/17h. Temporariamente fechado para visitas (em reforma).
Antiga edificação militar inaugurada em 1599, é o principal cartão postal da cidade. Marco inicial de Natal, tem um formato de estrela em alusão ao dia de Reis. O complexo é formado por vários depósitos, quartéis com alojamentos, capela, casa de comando e os velhos canhões expostos na parte superior. Abriga o Marco de Touros (1501), considerado o monumento mais antigo do Brasil. O acesso à fortaleza é através de uma passarela de pedras de 500m de extensão, ao lado do rio Potengi.

Av. Pres. Café Filho, 1 - Praia do Meio
Horário: Terça a domingo, 8h/16h. Gratuito.
Com projeto realizado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2008 numa área de 136ha de mata preservada. Possui 9 trilhas para atividades, sendo 5 pavimentadas, uma biblioteca, um memorial contando a história de Natal e a torre do mirante com uma bela visão da cidade, a 45m de altura.

Av. Pref. Omar O'Grady - Pitimbú
Horário: Diariamente, 5h/18h.
Reserva natural de 1.172ha de Mata Atlântica que se estende ao longo da Via Costeira. Considerado o segundo maior parque urbano do Brasil, abrange o Bosque dos Namorados (7ha), 3 trilhas divididas por níveis de dificuldade, o centro de visitantes, o centro de pesquisas, parque infantil, áreas para jogos e piqueniques e um lago artificial.

Av. Almirante Alexandrino de Alencar, s/n - Tirol.
  • praias

Areia Preta

Assim chamada devido a cor escura de sua areia, tem um cenário muito bonito, composto por rochas. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais entre suas pedras. Possui um belo calçadão e uma boa estrutura de restaurantes. Fica a 2km do centro.

do Forte

Quase deserta e de mar tranquilo, abriga a Fortaleza dos Reis Magos. Tem muitas pedras que proporcionam o surgimento de piscinas naturais. Conta com câmeras de vigilância 24h e um imperdível por do sol. Fica a 4km do centro.

dos Artistas

Praia mais popular da cidade, tem um mar de águas limpas e calmas, com algumas pedras e ampla faixa de areia. Abriga também o Centro de Artesanatos (diariamente, 8h/23h), a maior feira de artesanatos da cidade. Fica a 2km do centro.

Ponta Negra

Totalmente urbanizada, é a mais famosa e mais visitada por turistas. Abriga um importante monumento natural da região, o Morro do Careca, uma duna de areia de 107m de altura, cercada por vegetação. Possui excelente infraestrutura, com muitos restaurantes e locais para compras. Fica a 14km do centro.

ARREDORES:

Extremoz

ALT 41 m, POP 28.222 hab, NATAL 21 km

ATRAÇÃO:

Principal cartão postal do Rio Grande do Norte, é um grande complexo de dunas, que engloba uma praia de águas mornas, calmas e limpíssimas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. Com imensas dunas e uma lagoa de águas doces, destaca-se pelos famosos passeios de buggy, jangadas e dromedários. Conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia. Acesso pela Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, a 18km do centro e pela Ponte Newton Navarro e Rodovia RN-303 a partir de Natal, a 10km.

Nísia Floresta

ALT 14 m, POP 27.260 hab, NATAL 42 km

ATRAÇÕES:

Com muitos recifes, tem mar calmo e raso devido as piscinas naturais que se formam entre as pedras. Quando a maré sobe, formam-se pequenas cachoeiras de águas salgadas que escorrem pelas rochas. Fica a 15km do centro.
Grande em extensão e de pouca profundidade, tem areia fofa e águas doces e límpidas. É ideal para famílias com crianças ou para os que preferem um lugar tranquilo para lazer. O local tem boa estrutura turística e é bastante utilizada para pratica do caiaque e passeios de pedalinho. Está localizada a 16km da cidade.
É considerada um dos lugares mais paradisíacos do Rio Grande do Norte. Tem água limpa e transparente, com uma grande faixa de areias claras. O local oferece uma infraestrutura simples e dispõe de passeios de pedalinhos. Apesar de estar localizada mais próxima da cidade (a 8km), o acesso é mais difícil por um estreito caminho de areia.
Praia tranquila de grande extensão, com larga faixa de areia. Tem um mar agitado e está cercada por pedras e recifes, formando piscinas naturais. Está localizada a 15km do centro.

Parnamirim

ALT 53 m, POP 255.793 hab, NATAL 20 km

ATRAÇÕES:

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes fundada em 1965. Na parte de dentro, além da história das missões espaciais e dos lançamentos, a maior atração é o traje espacial usado pelo astronauta Marcos Pontes em sua viagem ao espaço. Na área externa há foguetes, satélites, radares e um avião AT-26 Xavante em exposição. É aberto a visitação, porém mediante agendamento prévio. Gratuito.

Rodovia RN-063, Km 11 - Ponta Negra.
É uma gigantesca árvore que cobre uma área de aproximadamente 8.500m², num perímetro de cerca de 500m. O cajueiro chega a produzir 2,5t de frutos por safra. Acredita-se que foi plantado em 1888. Por toda a sua área há passarelas para caminhadas por entre seus troncos e galhos. De setembro a dezembro é possível saborear seus frutos. O local ainda dispõe de um mirante, de onde é possível observar a imensa árvore do alto, e uma feirinha de artesanato, que vende lembrancinhas, doces e iguarias feitas com caju.

Av. Dep. Márcio Marinho, 2 - Pirangi do Norte
Horário: Diariamente, 7h30/17h30. R$8.