Salto

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 48 m, POB 104.028 hab, MONTEVIDEO 492 km

Segunda maior cidade uruguaia, é o principal centro da região produtora de cítricos do país. O centro da cidade se estende pela calle Uruguay, que concentra a atividade comercial, e em seus arredores muitos edifícios históricos importantes. A cidade leva este nome porque, antes da construção da barragem de Salto Grande, o rio Uruguai formava um extenso salto, chamado Ytú em guarani, decorrente do afloramento de rochas em seu leito.

ATRAÇÕES:

Construção moderna, vanguardista, foi residência do escritor uruguaio Enrique Amorim e de sua esposa Esther Haedo a partir do ano 1932. Centro cultural que guarda todos os móveis que pertenceram ao casal, obras de arte, a biblioteca e um veículo Chrysler Windsor 1954 na garagem.

Enrique Amorim, 1700
Horário: Segunda a sexta, 15h/18h.
Também conhecido como Muelle del Ferrocarril, foi construído pelos ingleses no século XIX para as operações da Compañía del Ferrocarril Noroeste, cuja estação ainda se encontra a 500m a leste. É uma estrutura metálica que surpreende por sua geometria e harmonia. Obra de arte em ferro forjado que funcionou primeiro como píer e depois reformado pela Intendência Municipal como um passeio público, um lindo quebra-mar que avança sobre o rio Uruguai. Fica na zona portuária.

Rambla Costanera Norte, s/n.
Situado num edifício construído entre 1909 e 1915, apresenta mostras de arqueologia, antropologia e história. Possui 11 salas temáticas onde se pode apreciar o passado de Salto e da região.

Brasil, 511 esq. com Zorrilla
Horário: Segunda a sexta, 14h/19h. Gratuito.
Reúne documentos, fotografias e peças pertencentes a navios afundados, maquetes, uniformes, bandeiras e símbolos navais, bilhetes antigos e utensílios de bordo.

Rambla Costanera Norte, s/n (antigo edifício da alfândega) - Esplanada del Puerto. Necessário agendamento prévio, tel. 473-27014.
Parque de 17ha projetado no estilo francês (1900), com numerosas espécies de árvores e flores, lago com estátua, trilhas e outros elementos de composição.

Avenida Blandengues esq. com Enrique Amorim
Horário: Diariamente, 9h/18h.
Marco artístico do país, foi inaugurado em 1882. Declarado Monumento Histórico Nacional, tem capacidade para 850 pessoas. Considerado um dos teatros com melhor acústica do mundo, tem um museu onde podem ser vistos móveis, fantasias e pôsteres de obras antigas.

Joaquín Suarez, 39
Horário: Segunda a sábado, 14h/20h. Gratuito.
Um dos complexos turísticos termais mais antigos e tradicionais do Uruguai, tem uma área de 250ha e possui 6 piscinas com temperaturas que chegam até 42ºC, sendo uma delas coberta, além de um parque infantil. Suas águas contêm iodo, ferro, cálcio, magnésio e flúor, ideais para tratamentos terapêuticos.

Acesso pela Ruta 3, a 85km do centro
Horário: Diariamente, 7h/23h. $U180.
Possui 11 piscinas com temperaturas reguladas de acordo com o clima da estação do ano. podendo chegar aos 46°C. Suas águas águas tem iodo, ferro, cálcio e magnésio e flúor. Abriga o Complexo Hidrotermal Dayman, que é uma instituição de alto nível científico reconhecido internacionalmente, que oferece diferentes tratamentos para stress, doenças reumáticas, traumatológicas e neurálgicas. O complexo também conta com sauna, hidrojet, piscina de ozônio, banho escocês e sueco.

Acesso pela Ruta 3, a 10km
Horário: Diariamente, 7h/23h. $U250.

Acuamanía

Primeiro parque aquático do Uruguai com fontes termais na América do Sul. Foi construído numa área municipal de 15.000m². Oferece um ambiente mágico, alegre e descontraído, com jardins, piscinas e brinquedos aquáticos para recreação, descanso e relaxamento. Entre seus principais brinquedos estão: Rio Lento: uma verdadeira viagem em bóias por um rio artificial. A correnteza percorre o parque passando por cachoeiras, túneis e pontes; Kamikaze: um escorregador de 10m de altura; e Acuamanza: 2 tubos de 70m em espiral que se cruzam proporcionando uma descida que chega a 60 km/h.

Ruta 3, Km 487
Horário: Quinta a terça, 10h30/18h30. $U880.
Saiba mais:

Acuamanía
Estão localizadas junto ao rio, Uruguai, dentro das instalações do complexo Hotel Horacio Quiroga e possuem o maior parque aquático termal da América do Sul. Suas águas chegam a uma temperatura de 45°C e estão qualificadas como bicarbonatadas e sódicas, cloretadas, e possui uma notável ação terapêutica. Conta com piscinas, saunas, chuvas de massagens, escocesas, aparelhos de ginástica, sala de relaxamento e solarium.

Acesso pela Av. Luis Batlle Berres, a 14km do centro.
Horário: Diariamente, 10h/18h. $U380.
Saiba mais:

Parque Aquático Termas de Salto Grande
Abriga 150 espécies e 450 exemplares que habitam em áreas de vegetação extensa. Possui amplas instalações e comodidades para os animais e serviços básicos para o público.

Av. Juan Harriague
Horário: Terça a domingo, 10h/18h. Gratuito.

VEJA TAMBÉM: Concordia (Entre Ríos, Argentina), 37km