Pucón

ALT 227 m, POB 28.923 hab, TEMUCO 106 km

ATRAÇÕES:

Ocupa um vale glacial e se distingue dos outros lagos de La Araucanía e do país por sua cristalinidade duradoura. Isto se deve aos desagues, tanto subterrâneos quanto invernais, que filtram suas águas; e também por suas águas serem mornas (cerca de 6°C mais quentes que dos lagos vizinhos da região), possivelmente devido às nascentes termais em suas profundidades. A bacia hidrográfica onde está situado é pequena e com poucos afluentes, em grande parte cercada por matas nativas. Este entorno de bosques protegidos, pouco povoado e sem atividade agrícola, lhe garante a transparência e pureza que caracterizam suas águas. Fica a 34km da cidade.
São um conjunto de cascatas e poços de água cristalina de grande beleza, por conta de sua cor azul turquesa. Essa água provém de afloramentos subterrâneos oriundos do Lago Caburgua. No local há inúmeras as trilhas para percorrer cada um dos cursos d'água que compõem a atração. Seu maior atrativos é a Laguna Azul, que recebeu esse nome pelo azul profundo de suas águas cercadas por bosques. Fica a 19km da cidade.
Criado em 1967, preserva uma bela flora e fauna nacional em relevo irregular. Tem uma área de 12.500ha de terreno montanhoso, onde há morros e montanhas que envolvem pequenos lagos de água cristalina. Os mais conhecidos são o Lago Chico, o Lago Verde e o Lago Toro, que podem ser visitados em um passeio de um dia, percorrendo um belo caminho repleto de flora e fauna típicas da região. Deste caminho pode-se ver belas vistas do Volcán Villarrica e seus arredores. Destaca-se também pela conservação de animais como o ratón topo valdiviano, a ranita de Darwin, o lagarto matausto, o choroy, entre outros. Entre as plantas, a mais conhecida é a araucária. Fica a 34km da cidade.
É uma das cachoeiras mais altas da região, com 92m de altura. Seu fluxo é composto principalmente composto por numerosos estuários de degelo do Volcán Quetrupillan e encostas subterrâneas que se unem ao curso principal no topo do vale. Acesso por uma trilha de cerca de 300m de extensão. Fica a 31km da cidade.
Linda cachoeira com aproximadamente 90m de altura, rodeada de vegetação nativa. É um lugar para se reconectar com a natureza em toda a sua plenitude. Acesso por trilha difícil que demanda grande esforço físico para chegar ao local. Fica a 8km da cidade. CLP$5000.
Fontes termais naturais com águas calmas e limpas de origem magmática, com temperatura oscilando entre 20 e 40°C. Está localizada num ambiente natural, cercada por uma exuberante vegetação nativa, marcada pela tranquilidade do som de pequenas cascatas. São termas rústicas e baratas. Todas as suas instalações estão localizadas ao ar livre, com 6 piscinas de diferentes temperaturas à disposição dos visitantes. Para acessá-las é preciso superar um grande desnível do terreno até chegar às margens do rio Liucura.

Estrada Pucón-Huife, Km 36, 6km
Horário: Diariamente, 11h/20h e 20h/0h.