ALT 655 m, POP 24.025 hab, VITÓRIA 78 km
ATRAÇÕES:
Construída em 1875 pelos imigrantes italianos Antonio e Virgílio Lambert, foi a primeira residência erguida na cidade. É uma bela construção de estuque (parede feita de barro e areia com enxaiméis e fasquias de madeira), também conhecido em outras regiões do país como tabique, taipa ou pau-a-pique. Na casa onde viveram os irmãos escultores, funciona um pequeno museu. Rod. Josil Espíndola Agostini, 578 - São Lourenço (saída para Santa Maria de Jetibá) Horário: Quinta a domingo, 9h/16h30. R$2.
Fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi, tem o objetivo de colecionar espécies da flora e fauna da Mata Atlântica com fins científicos. Se destaca pela sua importância para a preservação da Mata Atlântica, pelo legado do seu idealizador. As atividades do museu se dividem em observação de animais (aves, saguis, cobras, jabutis e colibris); observação da flora (bromélias, cactus, samambaias e orquídeas, jardim rupestre e fragmento florestal); pavilhão de animais empalhados e pavilhão de exposições sobre a temática de conservação da natureza. Av. José Ruschi, 4 - Centro Horário: Terça a domingo, 8h/17h. Gratuito.
Oficialmente chamada Rua Coronel Bonfim Júnior, é um corredor gastronômico da cidade, reunindo bares e restaurantes, além de um belo conjunto arquitetônico. Destaca-se por sua instalação elétrica, totalmente sem fios de energia aparentes.
Fonte de inspiração para o romance "Canaã", publicado em 1902 por Graça Aranha. De um mirante no local avista-se a rodovia serpenteando as montanhas até atingir o fundo do vale. Rodovia ES-080, sentido São Roque do Canaã, 3km.