Florián

ALT 1.700 m, POB 6.301 hab, BUCARAMANGA 275 km

ATRAÇÕES:

Uma caverna com uma enorme boca de aproximadamente 50m de altura e 500m de extensão na parte interna. É um lugar surreal com natureza em seu anterior e uma grande cavidade, com luz nas 2 extremidades. Suas dimensões superam as da caverna das Ventanas de Tisquizoque. O acesso é feito por trekking em um percurso que pode levar 2 horas para chegar à caverna, 2 horas de exploração e 2 horas de volta. No trajeto, subidas exigentes e descidas muito técnicas, por vezes sendo preciso se agarrar nas raízes. Recomendável acompanhamento de um guia especializado.
Majestoso poço natural com uma pequena e paradisíaca cascada. No verão, sua água assume uma coloração verde esmeralda. Está localizado próximo a Ventanas del Tisquizoque, a aproximadamente 300m da caverna.
Uma caverna da qual sai uma grande cachoeira, proveniente do riacho La Venta, que se divide em 3 quedas que somam 322m de altura. Diz a lenda que dali, um salto no vazio foi a única saída para o cacique Tisquizoque, que preferiu morrer a ser capturado pelos colonizadores. Esta maravilha da natureza é uma gruta natural que recebe esse nome porque pode ser percorrida de um lado para o outro. Sua abertura anterior está localizada em frente ao centro urbano de Florián de onde a impressionante cachoeira aumenta a magnitude de sua grandeza com um poderoso fluxo de água, especialmente em épocas de chuva. No seu interior há uma grande sala esculpida em pedra pela ação da água, com um grande número de estalactites no seu teto. Também há uma pequena ponte pênsil que leva até a "janela" de onde se avista a paisagem da região. Seu acesso é indicado por uma porta construída em pedra com o nome do local e fica a cerca de 500m antes de chegar na cidade.